Alto da Glória: Prefeitura restaura e devolve monumento de Nossa Senhora – Prefeitura de Curitiba/PR

 

Um mês depois de ser removida para limpeza e restauração, a imagem de Nossa Senhora da Glória está de volta à pracinha de mesmo nome. Polido e restaurado, o monumento de concreto foi devolvido ao seu pedestal de granito nesta quinta-feira (15/8), como parte do programa de recuperação do patrimônio e memória urbana Rosto da Cidade. O prefeito Rafael Greca participou da cerimônia, um dos eventos do último dia da Semana Cultural da Glória.

Idêntica à imagem instalada na Capela da Glória em 1895, a da praça foi um presente da comunidade católica de Curitiba e entregue há exatos 63 anos. Além de ser o dia consagrado a Nossa Senhora da Glória, aquele 15 de agosto de 1956 marcou o jubileu de prata sacerdotal de Dom Manuel da Silveira D’elboux, terceiro arcebispo de Curitiba.

Pouco mais de seis décadas depois, a imagem estava pichada, suja, deteriorada e sem a placa de identificação de bronze. Com o trabalho de recuperação, ela foi limpa e pintada com resina antipichação. O pedestal, de granito, foi polido. Já a placa furtada deu lugar a uma réplica em resina, feita a partir de fotografias da original.

“A imagem de Nossa Senhora da Glória é o primeiro monumento da cidade a receber uma placa de identificação como esta. Foi a solução encontrada pela Prefeitura para evitar novo furto. Que os malfeitores deixem em paz o rosto da cidade e a sua memória”, disse Greca. Ele também depositou um buquê de flores ao pé da imagem.

Mais benfeitorias

Além da recuperação da imagem da santa, a praça ganhou três postes de iluminação, três bancos e duas lixeiras – todos novos.

O trabalho foi feito pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, que também revitalizou o calçamento do local. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente providenciou a poda das duas palmeiras, oito paineiras e uma primavera existentes no local.

Participaram da solenidade o padre Anderson Bonin, da Capela da Glória; os secretários municipais do Meio Ambiente, Marilza Dias, e de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o responsável pela execução da placa em resina, Alcione Vigo; e o grupo de jovens universitários da Capela.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/alto-da-gloria-prefeitura-restaura-e-devolve-monumento-de-nossa-senhora/52049.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …