Alto da Glória: Prefeitura restaura e devolve monumento de Nossa Senhora – Prefeitura de Curitiba/PR

 

Um mês depois de ser removida para limpeza e restauração, a imagem de Nossa Senhora da Glória está de volta à pracinha de mesmo nome. Polido e restaurado, o monumento de concreto foi devolvido ao seu pedestal de granito nesta quinta-feira (15/8), como parte do programa de recuperação do patrimônio e memória urbana Rosto da Cidade. O prefeito Rafael Greca participou da cerimônia, um dos eventos do último dia da Semana Cultural da Glória.

Idêntica à imagem instalada na Capela da Glória em 1895, a da praça foi um presente da comunidade católica de Curitiba e entregue há exatos 63 anos. Além de ser o dia consagrado a Nossa Senhora da Glória, aquele 15 de agosto de 1956 marcou o jubileu de prata sacerdotal de Dom Manuel da Silveira D’elboux, terceiro arcebispo de Curitiba.

Pouco mais de seis décadas depois, a imagem estava pichada, suja, deteriorada e sem a placa de identificação de bronze. Com o trabalho de recuperação, ela foi limpa e pintada com resina antipichação. O pedestal, de granito, foi polido. Já a placa furtada deu lugar a uma réplica em resina, feita a partir de fotografias da original.

“A imagem de Nossa Senhora da Glória é o primeiro monumento da cidade a receber uma placa de identificação como esta. Foi a solução encontrada pela Prefeitura para evitar novo furto. Que os malfeitores deixem em paz o rosto da cidade e a sua memória”, disse Greca. Ele também depositou um buquê de flores ao pé da imagem.

Mais benfeitorias

Além da recuperação da imagem da santa, a praça ganhou três postes de iluminação, três bancos e duas lixeiras – todos novos.

O trabalho foi feito pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, que também revitalizou o calçamento do local. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente providenciou a poda das duas palmeiras, oito paineiras e uma primavera existentes no local.

Participaram da solenidade o padre Anderson Bonin, da Capela da Glória; os secretários municipais do Meio Ambiente, Marilza Dias, e de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o responsável pela execução da placa em resina, Alcione Vigo; e o grupo de jovens universitários da Capela.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/alto-da-gloria-prefeitura-restaura-e-devolve-monumento-de-nossa-senhora/52049.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Casos de febre amarela reforçam importância da vacina no Sul

Antes da chegada do verão de 2020, pessoas que residem na região Sul do Brasil …