Clube da Gente tem vagas abertas para jazz e balé – Prefeitura de Curitiba/PR

Passo a passo, na ponta dos pés, girando e saltando, a estudante Natalya Lauany Marcondes Camargo, 8 anos, está se preparando para ser uma bailarina. As aulas de balé acontecem duas vezes na semana, no Clube da Gente Boa Vista, e são uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Escola de Dança e Teatro DOM.

“Quero ser uma bailarina profissional e fazer as pessoas ficarem felizes ao me verem dançar”, diz Natalya Lauany.

As posições e os movimentos da dança clássica ainda são novidades para a menina, que iniciou o aprendizado neste ano, mas já tem certeza de onde quer chegar.

“Quero viajar pelo mundo dançando. Gosto de girar, de ouvir a música e mexer o meu corpo porque me sinto feliz e bonita”, explica Natalya Lauany.

Além dela, outras 130 meninas, de 3 a 15 nos, participam das aulas de dança no Clube da Gente Boa Vista, com a professora Isadora Mattana, bailarina de dança moderna na Téssera Companhia de Dança da Universidade Federa do Paraná (UFPR) e voluntária no projeto Novos Sonhos, promovido pela escola DOM.

O projeto aproveita a dança como instrumento de socialização e de resgate da esperança para meninas carentes. Além do balé são oferecidas aulas de jazz.

Vagas abertas

As aulas que acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, com turmas separadas por faixa etária. Ainda há vagas e as matrículas podem ser feitas em qualquer período do ano, na secretaria do Clube da Gente Boa Vista.

Coque no cabelo, postura, movimentos delicados. Tudo é feito de uma forma lúdica e criativa, coordenado pela professora que conduz as aulas depois de uma rápida abordagem sobre valores, em uma roda de conversa.

Para a maioria das meninas é a oportunidade única para o aprendizado da dança. “Eu gosto de me sentir bailarina”, diz Nayara Silva, 8 anos, vestida de collant, meia calça e saiote rosa.

A mãe, a dona de casa Guerlin Silva, acha graça e conta ter ficado surpresa quando a filha pediu para aprender a dançar. “Eu jogo e gosto de futebol, incentivava ela ao esporte e nem imaginava que ela pudesse se interessar pela dança, mas fico orgulhosa ao perceber como ela está indo bem”, conta Guerlin.

Música clássica e artes

A dona de casa Tatiana Braga, mãe de Helena, de 7 anos, elogia a qualidade do curso.

“É um serviço imprescindível para famílias que não poderiam arcar com os cursos em escolas privadas. Além da dança elas aprendem sobre música clássica e artes”, diz Tatiana.

O projeto Novos Sonhos acontece também em outros espaços do município: Clube da Gente CIC, Centro de Iniciação ao Esporte CIC e Centro da Juventude Uberaba. Há também turmas no Parolin, em parceria com uma associações de moradores.

O projeto tem feito diferença na vida das crianças e muitos talentos já foram descobertos. A parceria com a Prefeitura e segundo setor, explica a professora, foi fundamental para a expansão da proposta.

 “Utilizamos espaços que já têm infraestrutura adequada para a dança e podemos atender mais crianças de várias regiões”, diz Isadora.

Adriano Pimentel, coordenador do Clube da Gente, destaca a importância de das parcerias. “O projeto da DOM nos permite atender com muita qualidade uma importante demanda da população, de atividades para crianças nesta faixa etária”, diz Pimentel.

Por outras parcerias também são oferecidas aulas de lutas marciais como kickboxing, judô e taekwondo.

Como fazer a inscrição

Mais informações sobre as aulas no Clube da Gente Boa Vista. Telefone: 3238-1088

Endereço: R. Joaquim da Costa Ribeiro, 340 – Bairro Alto

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/clube-da-gente-tem-vagas-abertas-para-jazz-e-bale/52048.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …