Comissão de Combate à Violência contra a Mulher elege Zenaide Maia presidente — Senado Notícias

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) foi eleita nesta quarta-feira (14), por aclamação, presidente da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM), formada por 12 senadores e 12 deputados. A vice-presidente da comissão será eleita em reunião na próxima quarta-feira (21).

Zenaide agradeceu o voto de confiança e afirmou que o colegiado dará voz a todas as mulheres.

— Nós não queremos privilégios, nós queremos direitos e isso nós vamos atrás — afirmou.

A nova presidente disse estar feliz por dirigir uma comissão suprapartidária, com parlamentares de várias legendas. Para ela, o trabalho unificado da comissão com as procuradorias da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal vai ajudar a identificar as melhores políticas públicas para combater a violência contra a mulher.

— O nosso partido se chama mulher brasileira. Independentemente de cor, do que for, isso é o que nos une.

A senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), que conduziu a eleição, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela comissão como um espaço de debate para as mulheres e construção de leis que as protejam.  Ela sugeriu que o colegiado apresente ao Ministério da Educação a inclusão do estudo de direitos humanos e cidadania na educação escolar.

— Se nós temos a cultura da violência permanente na sociedade, é porque as escolas não compartilham conosco a educação, dividindo o cenário da educação familiar com a educação escolar. Nós precisamos ter a igualdade como pauta permanente na educação — disse.

A deputada Flávia Arruda (PL-DF) concordou que a educação para a igualdade é essencial para preservar a vida das mulheres.

— O machismo arraigado é o que mais mata no país. E aí é que vem o que a gente tem falado sempre: precisamos investir na educação — disse.

As deputadas Katia Sastre (PL-SP) e Margarete Coelho (PP-PI) destacaram a honra em participar da comissão representando as mulheres menos favorecidas e lutando pela equidade.

O colegiado existe desde 2015 e foi criada a partir de uma resolução da CPI Mista da Violência contra a Mulher, que ocorreu em 2012.

Maria Helena sob supervisão de Paola Lima, com Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/08/14/comissao-de-combate-a-violencia-contra-a-mulher-elege-zenaide-maia-presidente.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …