Prefeitura nomeia mais 193 guardas municipais – Prefeitura de Curitiba/PR

A Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal concluiu, na tarde desta quinta-feira (15/8), a série de oito reuniões iniciadas na segunda-feira (12/8) para a nomeação dos novos guardas municipais. Dos que foram chamados, 193 tomaram posse. Os outros ainda têm prazo para entregar a documentação e assinar o termo de posse, conforme a data para a qual foram convocados.

“Com esta nomeação, o total de guardas contratados desde o início da gestão já chega a 383 servidores. Mais 124 candidatos aprovados em concurso foram chamados e terão que cumprir todas as etapas até a nomeação”, informa o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira.

Os novos servidores da corporação participam nesta sexta-feira (16/8) de uma reunião da Integração Funcional, no Salão de Atos do Parque Barigui, etapa preparada pelo Núcleo Setorial de Gestão de Pessoal responsável pelos servidores da Secretaria da Defesa Social e Trânsito em parceria com outros órgãos da Prefeitura que estão ligados à vida funcional dos novos servidores.

Além da assinatura do termo de posse, que começou na segunda (12/8) e terminou nesta quinta-feira (15/8), os novos servidores receberam orientações sobre a documentação que deverá ser entregue e o exame psicológico atualizado, ambos relacionados ao porte de arma, conforme exigências da Polícia Federal.

O inspetor Moreira e a guarda municipal Ivonete orientaram sobre como será o curso técnico-profissional, que começa no dia 21 de agosto no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal. 

O curso é a última etapa do concurso, tem caráter eliminatório e classificatório.

Expectativa

O concurso feito pelos novos servidores é de 2015 e quatro anos depois muitos candidatos não acreditavam que seriam chamados. “O prefeito cumpriu a palavra”, declarou o agora servidor Rafael Fontes, de 38 anos, que foi agente penitenciário por oito anos.

Ele comemorou o ingresso na corporação. “Poderei servir a população como guarda municipal”, disse ele, que faz parte de um grupo de cerca de 80 candidatos que vinham trocando informações pelas redes sociais na expectativa de serem chamados. “Muitos haviam dado como perdido”, contou.

O novo guarda Emerson Antonio Lopes, de 38 anos, afirmou que já havia esquecido do concurso. “Foi uma surpresa boa. Meu sonho de vida era ser funcionário público. Estou me realizando”, disse Emerson, que foi professor em academia.

Avaliações e estágio

O curso oferecido aos que ingressam na Guarda Municipal tem 740 horas-aula. A cada fim de módulo, os novos guardas passam por avaliações. Também faz parte desta etapa o estágio supervisionado por guardas mais experientes. 

Só depois de aprovado em todas as fases do curso o candidato assume as suas funções.

O concurso para Guarda Municipal é o que tem o maior número de etapas, devido à complexidade da atividade exercida pelos profissionais e às especificidades do cargo.

 

Leia mais

Prefeitura cumpre etapas de concurso para contratar 400 guardas municipais

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-nomeia-mais-193-guardas-municipais/52053.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Procon-JP realiza pesquisa de carne e hortifruti e diferença no preço chega a R$ 16,92

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou pesquisa de preço em supermercados …