Secretaria de Saúde retoma reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS

Com o objetivo manter o diálogo com as categorias que representam os profissionais e qualificar cada vez mais o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) retomou nesta quinta-feira (15) os debates com a Mesa de Negociação Permanente. A reunião aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e contou com a participação de gestores e sindicatos.

O secretário Adalberto Fulgêncio ressalta que esse mecanismo busca estreitar o diálogo com cada categoria com a finalidade de melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho desses profissionais. “Sempre estamos abertos ao diálogo e, principalmente, a avaliar nossos processos de trabalho, sobretudo compreendemos que essas discussões auxiliam também na consolidação e manutenção do SUS. Quem ganha também é a população”, destacou.

Criada em 2013, a Mesa de Negociação é um espaço para a negociação com sindicatos. Para isso, a SMS recebe os representantes das categorias para ouvir suas reivindicações e a realidade do serviço que prestam aos usuários da rede municipal de Saúde.

De acordo com Marcelo Piraíba, presidente Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde da Paraíba (Sindacs-PB), é importante a retomada da mesa para avaliar problemas e necessidades que envolvem os trabalhadores no município. “Temos conquistas advindas dos diálogos da mesa de negociação e agora, com a retomada, esperamos ter novos rumos para que possamos evoluir e ter bons resultados para as categorias”, ressaltou.

Na proposta para reabertura ficou definida o calendário mensal para reuniões com as categorias, a reativação e recomposição da Mesa de Negociação Permanente do SUS e a criação de Comissão para avaliar e discutir o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) das categorias.

Mesa de Negociação – Tem como objetivo qualificar cada vez mais o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) e busca estabelecer um diálogo contínuo entre a gestão e os trabalhadores. Por meio deste canal, várias categorias profissionais já conquistaram redução de carga horária, melhorias salariais e de condições de trabalho.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/sms-retoma-reuniao-da-mesa-de-negociacao-permanente-do-sus/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Prefeitura nomeia mais 193 guardas municipais – Prefeitura de Curitiba/PR

A Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal concluiu, na tarde desta quinta-feira …