Curitibinhas pedem para trocar copos descartáveis por reutilizáveis – Prefeitura de Curitiba/PR

Curitibinhas da Escola Municipal Dona Pompília, no Tatuquara, provaram que basta ter atitude para cada um fazer a sua parte na preservação do meio ambiente.

A turma do quinto ano foi protagonista de uma mudança de hábito que teve como resultado imediato a redução do volume de plástico na natureza, abolindo o uso de copos descartáveis.

As crianças escreveram uma carta para a Risotolândia, empresa que fornece a refeição da escola, apresentando as desvantagens dos copos descartáveis e pediram que fossem fornecidos copos reutilizáveis. A empresa atendeu a solicitação e entregou um lote de copos plásticos de composição reforçada na escola.

Desde quarta-feira (14/8), os estudantes já estão usando os novos recipientes, que depois são lavados e guardados na cantina da escola.

“Fizemos as contas com as crianças e chegamos à conclusão de que, com a mudança, deixamos de gerar um volume de lixo de 5 mil copos descartáveis ao mês”, disse a professora de Práticas Ambientais, Ângela Maria Castro.

No ano, são 58 mil copos de plásticos, que se não são reciclados vão poluir rios e a natureza por um período de até 200 anos.

Até mesmo na questão da reciclagem o copo descartável leva desvantagem. O que se paga pelo quilo do material é algo em torno de R$ 0,58, um custo-benefício baixo para quem vive disso.

A professora Ângela explicou que todas estas coisas os alunos descobriram pesquisando, dentro do tópico de sustentabilidade da disciplina de Práticas Ambientais.

“Eles ficaram apavorados com a quantidade de lixo que estavam gerando na escola e decidiram que era preciso fazer alguma coisa para minimizar isso”, explicou.

O movimento dos alunos acabou agitando toda a escola. Uma caixa com lixo descartável circulou por todas as salas para mostrar aos outros coleguinhas a importância de se conscientizar do problema. Também foi feita uma apresentação sobre os malefícios da poluição ao meio ambiente.

“Descobrimos que uma substância que faz parte da composição do copo de plástico, o eritreno, torna-se cancerígena quando entra em contato com o café quente”, explicou a estudante Nicolly Kunn Fernandes, de 9 anos.

Ela e as amigas Karine Soares, Isabely Heloísa e Emanoele Cardoso se inspiraram no personagem dos quadrinhos da Turma da Mônica, o Capitão Feio, para abraçar a causa do meio ambiente.

No final, as meninas elaboraram um cartaz enumerando os problemas decorrentes do uso de copos descartáveis, entre eles o de produção: cada copo consome três litros de água potável para ser fabricado, um recurso precioso e finito. Lição de casa cumprida com louvor.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitibinhas-pedem-para-trocar-copos-descartaveis-por-reutilizaveis/52062.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …