Elmano Férrer destaca papel de integração nacional do Projeto Rondon — Senado Notícias

O senador Elmano Férrer (Podemos-PI) destacou em Plenário, nesta quinta-feira (15), a importância do  projeto Rondon para a integração nacional. Ele lembrou que a iniciativa surgiu em 1967, quando 30 estudantes universitários e 12 professores do então estado da Guanabara (atual estado do Rio de Janeiro) decidiram fazer uma missão no então território de Rondônia.

O programa, ressaltou o parlamentar, permitiu ao universitário de uma região conhecer a realidade de outras localidades compartilhando conhecimentos, experiências e avanços para os demais estados do país. Para Elmano, o projeto assume grande relevância por oferecer ao jovem a oportunidade de conhecer o Brasil.

Por outro lado, observou o senador, é preocupante a situação de milhares de estudantes de nível superior que não conseguem se colocar no mercado de trabalho.

— De 208 milhões [de brasileiros], só 10 milhões e pouco viram universitários. Isso me preocupa porque eu vejo, em várias regiões do país, muitos desses jovens egressos dessas instituições, formados em várias áreas do conhecimento, áreas profissionais, desde a área de saúde, a área de engenharia, muitos, sobretudo, onde temos as maiores faculdades, aquelas ligadas às ciências sociais, a parte das ciências humanas. Eu sei a frustração de muitos jovens egressos dessas instituições que não encontram, no mercado de trabalho, um local para exercer suas atividades — disse.

Em seu pronunciamento, Elmano Férrer também registrou a passagem do 167º aniversário da capital Teresina e o 175º aniversário da cidade de Parnaíba, no litoral piauiense, que recebeu nesta quinta-feira (15) o presidente Jair Bolsonaro na programação comemorativa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/08/15/elmano-ferrer-destaca-papel-de-integracao-nacional-do-projeto-rondon.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

leis precisam ser atualizadas para melhorar recursos hídricos no DF — Senado Notícias

Pesquisadores e representantes de órgãos públicos defenderam, em audiência nesta quarta-feira (27), a atualização da …