Humberto critica Lava Jato e pede justiça para o ex-presidente Lula — Senado Notícias

Defendida pelo combate à corrupção que empreende no país, a Operação Lava Jato enfrenta, desde junho, revés de credibilidade após a divulgação por veículos da imprensa, especialmente o site noticioso The Intercept, de mensagens entre procuradores, o chefe da operação, Deltan Dallagnol, e o ex-juiz Sérgio Moro. Em pronunciamento em Plenário, nesta quinta-feira (15), o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que a operação é o maior escândalo jurídico brasileiro e um dos maiores do mundo.

Humberto disse estar assombrado e perplexo com o que tem assistido. De acordo com o senador, a Lava Jato foi uma trama de caráter messiânico, fundada no culto à personalidade de alguns dos agentes públicos que agiram acima do Estado de direito. Em sua opinião, a operação se tornou o maior caso de corrupção da história do direito, em que o representante do Judiciário, e o da acusação, representada pelo Ministério Público, selaram um “casamento promíscuo e criminoso”, criando um poder supraestatal para trucidar o devido processo legal e promover a célere execução de desafetos políticos.

— Esta é uma turma que rasgou o texto constitucional e se colocou acima do Estado de direito, que criou até mesmo uma fundação bilionária com recursos desviados da Petrobras, totalmente à margem da lei, para financiar projetos de cunho pessoal e político. (…) Grandes nomes mundiais do direito, muitos deles com histórico invejável de combate à corrupção, como a jurista americana Susan Rose-Ackerman, admirada por Dallagnol, se insurgiram contra essa escabrosa armação, montada no seio do Estado. Juntamente com alguns dos maiores especialistas do mundo em combate à corrupção, ela assinou um manifesto em que pede ao Supremo Tribunal Federal a imediata libertação do ex-presidente Lula e a anulação do seu processo — reivindicou

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/08/15/humberto-critica-lava-jato-e-pede-justica-para-o-ex-presidente-lula.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Falta de investimentos aumenta violência no país, diz Styvenson — Senado Notícias

O senador Styvenson Valetim (Podemos-RN) condenou nesta quinta-feira (15), em Plenário, o desmantelamento da segurança …