Operação resgata cães de raça em criadouro irregular no São Braz – Prefeitura de Curitiba/PR

Uma operação de fiscalização feita na manhã desta quinta-feira (15/8) resultou na apreensão de 16 cães de raça em um canil clandestino no bairro São Braz, em Curitiba. O responsável pela criação dos animais foi autuado em R$ 48 mil.

A ação conjunta da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, da Polícia Civil, aconteceu após denúncia feita pela Central 156. Foi confirmada a suspeita de criação, prática proibida pela lei municipal 13.914/2011.

Eram 13 fêmeas e três machos da raça spitz alemão anão ou lulu da Pomerânia. Uma cadela estava prenha e dois dos animais apreendidos eram filhotes.

Os animais foram encaminhados para a ONG Salva Bicho, parceira da Prefeitura, que fica como fiel depositária.

O responsável tem dez dias para entrar com recurso.

Maus-tratos

Na última terça-feira (13/8) outra operação conjunta apreendeu mais de 70 animais, incluindo os de um canil irregular em São José dos Pinhais. Em um pet shop no Boqueirão, em Curitiba, a Rede aplicou multa de R$ 66 mil por maus-tratos e comércio irregular, sem comprovação de procedência.

Como coibir

A população pode denunciar esse tipo de prática de criação ilegal pela Central 156. “Mas uma das formas mais eficientes de se coibir a venda ilegal e os canis clandestinos é optar pela adoção, em vez da compra de animais”, pondera a chefe da Rede de Proteção Animal, Vivien Midori Morikawa.

A Prefeitura conta com uma campanha permanente de adoção de cães e gatos no Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar). O centro fica na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/operacao-resgata-caes-de-raca-em-criadouro-irregular-no-sao-braz/52040.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …