Prefeitura e ministério reforçam laços para promoção da igualdade racial – Prefeitura de Curitiba/PR

Firmado entre o prefeito Rafael Greca e Damares Alves, durante a passagem da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos por Curitiba na última segunda-feira (12/8), o termo para a implementação do Plano Municipal da Igualdade Racial reforça o trabalho conjunto entre município e União para promoção da área.

A assinatura do protocolo de intenções de cooperação para elaboração do Plano Municipal da Igualdade Racial tem como principal objetivo melhorar a pontuação de Curitiba nas concorrências de editais do Sistema Nacional de Igualdade Racial (Sinapir).

Segundo Greca, a visita da ministra Damares e da secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena, foi importante para ampliar o processo de elaboração da política de igualdade racial da cidade.

“Apoiamos a ideia da igualdade racial”, disse Greca.

Segundo Sandra Terena, Curitiba  já cumpre outros requisitos das políticas da área, como a própria adesão ao Sinapir e a instituição de um conselho de igualdade racial. Sandra trabalhou na gestão municipal de Curitiba antes de assumir o cargo no governo federal.

“Com a conclusão do plano municipal aumentam as chances de aporte de recursos federais para investimento em políticas de enfrentamento à discriminação e no desenvolvimento de comunidades tradicionais.”

O assessor de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, Adegmar Silva, o Candiero, ressalta a importância do enfrentamento ao racismo.

“Ao se debruçar sobre os problemas da desigualdade racial, assumimos a responsabilidade de buscar soluções para garantir qualidade de vida também para a população negra”, diz Candieiro.

“Dessa forma Curitiba se mantém na vanguarda como cidade modelo também no enfrentamento a um dos desafios mais complexos e urgentes problemas do nosso tempo.”

Candieiro deu prosseguimento esta semana às articulações na área, em reuniões realizadas em Brasília.

“A meta é chegar até aqueles que durante décadas ficaram invisibilizados, como os ribeirinhos, as quebradeiras de coco babaçu, os ciganos, indígenas, quilombolas. Teremos farto incentivo ao desenvolvimento. Ninguém ficará para trás”, disse a ministra Damares Alves.

No ano passado, Curitiba recebeu R$ 198 mil para a capacitação de 300 jovens de comunidades carentes, em situação de vulnerabilidade e violência, para o empreendedorismo e geração de renda. Com a instituição de um plano municipal, aumentam as chances de garantia de manutenção de repasses.

Leia mais

Curso nacional debate ações de igualdade racial

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-e-ministerio-reforcam-lacos-para-promocao-da-igualdade-racial/52045.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Regionais promovem pré-conferências da assistência social – Prefeitura de Curitiba/PR

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Fundação de Ação Social (FAS) começaram, …