STJ promove seminário para discutir MP da liberdade econômica no próximo dia 12 de agosto – STJ

​​​​​​O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sediará, no dia 12 de agosto, discussões interdisciplinares a respeito da MP nº 881/2019. O seminário Declaração de Direitos de Liberdade Econômica – Debates sobre a MP 881 será realizado, das 9h às 19h, no auditório do tribunal.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins; o ministro da economia, Paulo Guedes; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o 1º vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (PRB-SP); e o relator da Medida Provisória 881/2019, deputado Jerônimo ​Goergen (PP-RS), são algumas das autoridades que participarão da abertura, às 9h, do seminário. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também é aguardado.

Foram convidados, ainda, o presidente da comissão mista da MP, senador Dário Berger (MDB-SC); e a relatora revisora da MP, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS).

O seminário tem coordenação científica dos ministros do STJ Luis Felipe Salomão e Villas Bôas Cueva, e da professora da UnB Ana Frazão. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Editada em abril deste ano, a medida provisória institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, estabelecendo garant​ias de livre mercado, análise de impacto regulatório, além de outras providências. A MP foi aprovada em 11 de julho, pela comissão mista no Congresso Nacional, e aguarda a votação do Plenário da Câmara dos Deputados.

Até o momento, mais de 1400 pessoas já se inscreveram para acompanhar o seminário, dividido em quatro painéis, idealizados com o objetivo de oferecer aos participantes uma visão abrangente e crítica da proposta em debate no Legislativo. Caso a capacidade do auditório seja ultrapassada, serão disponibilizadas salas com telões para acomodar todos os participantes.

Desburocr​​atização

Segundo o ministro Luis Felipe Salomão, a MP trouxe modificações em vários aspectos da vida civil e empresarial do Brasil, alterando questões tributárias, trabalhistas e diversos dispositivos do Código Civil.

O ministro explicou que, justamente pela polêmica em torno de alguns pontos, o seminário foi dividido em dois pilares: o primeiro, para discutir a ideia central de desburocratização como forma de fomentar a atividade econômica.

"Realmente, o Brasil precisa desburocratizar, destravar, e a atividade econômica precisa fluir para gerar riqueza e desenvolvimento", ressaltou Salomão.

O segundo pilar tem base nas discussões com os especialistas de cada área para analisar a MP ponto a ponto e verificar se as mudanças são pertinentes, como ocorrerão, e quais serão as consequências.

"A proposta é formar um tanque de ideias em várias áreas do conhecimento para que possamos imaginar as consequências e, posteriormente, encaminhar ao parlamento nossas preocupações e os rumos que o seminário possa apontar", explicou o ministro ao destacar que o intuito do evento é colaborar com o parlamento e com o desenvolvimento da atividade econômica.

Salomão ressaltou alguns pontos interessantes presentes na MP, como a facilitação para a obtenção de alvarás de funcionamento, o incentivo a startups e as iniciativas de desburocratização na área trabalhista.

Program​​ação

A programação do seminário já está disponível ​para consulta dos participantes.

A abertura do evento ocorrerá às 9h, com a presença de diversas autoridades. O primeiro painel, às 10h30, abordará "A MP 881/2019 na atual conjuntura econômica brasileira", com mediação do ministro Luis Felipe Salomão. Com o tema "A MP 881 e a ordem econômica constitucional", o segundo painel será mediado pelo ministro Villas Bôas Cueva.

Às 15h, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino mediará o painel "Reflexos da MP 881 no direito privado". O quarto e último painel terá a mediação do ministro Mauro Campbell Marques e tratará dos "Reflexos da MP 881 no direito público".

O encerramento do seminário contará com a presença do presidente do tribunal, ministro João Otávio de Noronha, e uma palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. 

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/o_urb5Tg_6o/STJ-promove-seminario-para-discutir-MP-da-liberdade-economica-no-proximo-dia-12-de-agosto.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …