Abertas as inscrições para o XIV Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro – STJ

​​​​​​​Estão abertas as inscrições para o XIV Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro, que acontece entre os dias 15 e 16 de agosto, no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com o tema "A sociedade digital e os novos rumos do direito", juristas brasileiros e estrangeiros vão debater no tribunal assuntos como a sociedade digital, o futuro do direito, novas tecnologias e a inteligência artificial.

O presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, presidirá a solenidade de abertura do seminário em 15 de agosto, às 9h. Integrarão a mesa o embaixador da Itália, Antonio Bernardini; o embaixador de Portugal, Jorge Tito Vasconcelos Cabral; o embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas; o presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), desembargador Fábio Dutra; e o coordenador científico e presidente Instituto Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos (IIB), professor doutor Carlos Fernando Mathias de Souza.

O ministro do STJ Moura Ribeiro também é um dos coordenadores científicos do evento, bem como professores de instituições de ensino de Coimbra, Roma, Madri e da Universidade de Brasília. O ministro do STJ Ruy Rosado Aguiar (aposentado) será o homenageado especial desta edição.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 14 de agosto, aqui. Os participantes receberão certificado correspondente a 20 horas complementares.

Programação

A palestra inaugural vai abordar as "Transformações do direito na sociedade digital", com a presidência do ministro João Otávio de Noronha e a participação do ministro Ricardo Lorenzetti, anterior presidente da Suprema Corte da Argentina.

Após intervalo, a tarde terá exposição dos ministros do STJ Moura Ribeiro e Rogerio Schietti Cruz sobre "O direito de personalidade e a lei geral de proteção de dados". Em seguida, o professor da Universidade de Santiago de Compostela José Júlio Rodriguez Fernandes e o professor do UniCeub Fernando Acunha vão discutir "Direito e tecnologia na sociedade digital".

Para encerrar o primeiro dia, o professor da UnB Roberto Rosas presidirá a mesa sobre "A nova lei do cadastro positivo". Vão integrar o debate o professor do UniCeub e procurador de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Roscoe Bessa, e o presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor e professor da Universidade Federal de Goiás, Diógenes Faria de Carvalho.

Último dia

O último dia do seminário terá início às 8h, com o tema "A inteligência artificial no Judiciário e a inteligência artificial na advocacia". Participarão da discussão o ministro do STJ Villas Bôas Cueva e o professor Roberto Corrêa de Mello.

O diretor da faculdade de direito de Coimbra Rui de Figueiredo Marcos e o professor da UnB Frederico Viegas de Lima vão falar "Sobre o futuro do direito e o direito no futuro", seguidos da mesa sobre "A sociedade digital e os novos direitos", a qual terá a exposição do ministro do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas e do professor do Instituto Rio Branco e Consultor Legislativo do Senado Federal Márcio Garcia.

Após, acontecerá o debate sobre "Novos direitos e a realidade da sociedade digital", entre o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Garcia, e o professor do Ibmec e da Universidade de São Paulo (USP) Juliano Maranhão.

Na parte da tarde, o sócio-fundador do Instituto de Cooperação Jurídica Internacional Antenor Madruga e o presidente do Instituto Brasileiro de Rastreamento de Ativos (IBRA), Rodrigo Kaysserlian, abordarão "A informática e o repatriamento de ativos financeiros". Em seguida, a professora da USP Maristela Basso e o presidente da comissão de propriedade intelectual da OAB nacional, Ricardo Bacelar, vão discutir "A sociedade digital e o novo direito internacional".

Por fim, o professor da Libera Università Maria Santissima Assunta (LUMSA) e da Libera Università Internazionale degli Studi Sociali (LUISS), Marco Olivetti, vai falar sobre "Os direitos fundamentais e as novas tecnologias".

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/6h2_-Zny300/Abertas-as-inscricoes-para-o-XIV-Seminario-Italo-Ibero-Brasileiro-.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …