Espaço Cultural apresenta trabalhos de Pablo Manrique a partir de 8 de agosto – STJ

​O Espaço Cultural STJ promoverá, a partir de 8 de agosto, a exposição A Parte e o Todo, do artista plástico Pablo Manrique Abondano. Retornando a Brasília, o autor escolheu a temática de paisagens sobre o mundo vegetal e o mar. A exposição estará aberta à visitação das 9h às 19h, até 6 de setembro.

Segundo Pablo, as obras superam as meras imagens e há uma intenção metafísica nessas novas telas: o orfismo. O termo foi utilizado pelo poeta francês Guillaume Apollinaire, do início do século XX, e remete à figura de Orfeu. Na mitologia grega, Orfeu e suas formas puras da música seduziam – inclusive os animais.

Para ele, o orfismo é uma concepção unitária do universo a partir de uma energia primordial que a tudo dá nascimento e permite que as formas se transformem umas nas outras, numa metamorfose sem fim. A partir desse conceito, a exposição será dividida em dois mundos magníficos: o mundo vegetal e as águas primordiais dos oceanos.

O autor utiliza técnicas de ilusionismo para obter transparências inesperadas das tintas acrílicas. De secagem rápida, as acrílicas normalmente são consideradas pouco versáteis pelos pintores, mas, nas mãos do artista, assemelham-se a pinceladas de aquarela.  

Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Memória e Cultura, pelos telefones (61) 3319-8460 e 3319-8373.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/63gxdufxrqk/Espaco-Cultural-apresenta-trabalhos-de-Pablo-Manrique-a-partir-de-8-de-agosto.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …