Espaço Cultural apresenta trabalhos de Pablo Manrique a partir de 8 de agosto – STJ

​O Espaço Cultural STJ promoverá, a partir de 8 de agosto, a exposição A Parte e o Todo, do artista plástico Pablo Manrique Abondano. Retornando a Brasília, o autor escolheu a temática de paisagens sobre o mundo vegetal e o mar. A exposição estará aberta à visitação das 9h às 19h, até 6 de setembro.

Segundo Pablo, as obras superam as meras imagens e há uma intenção metafísica nessas novas telas: o orfismo. O termo foi utilizado pelo poeta francês Guillaume Apollinaire, do início do século XX, e remete à figura de Orfeu. Na mitologia grega, Orfeu e suas formas puras da música seduziam – inclusive os animais.

Para ele, o orfismo é uma concepção unitária do universo a partir de uma energia primordial que a tudo dá nascimento e permite que as formas se transformem umas nas outras, numa metamorfose sem fim. A partir desse conceito, a exposição será dividida em dois mundos magníficos: o mundo vegetal e as águas primordiais dos oceanos.

O autor utiliza técnicas de ilusionismo para obter transparências inesperadas das tintas acrílicas. De secagem rápida, as acrílicas normalmente são consideradas pouco versáteis pelos pintores, mas, nas mãos do artista, assemelham-se a pinceladas de aquarela.  

Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Memória e Cultura, pelos telefones (61) 3319-8460 e 3319-8373.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/63gxdufxrqk/Espaco-Cultural-apresenta-trabalhos-de-Pablo-Manrique-a-partir-de-8-de-agosto.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Isenção do imposto de renda e crimes contra a dignidade sexual estão entre os temas da nova edição da Pesquisa Pronta – STJ

​A página da Pesquisa Pronta divulgou cinco novos entendimentos jurídicos do Superior Tribunal de Justiça …