Novos guardas começam o curso de formação – Prefeitura de Curitiba/PR

Dez dias após colocar nas ruas mais 130 guardas municipais, a Prefeitura deu início ao curso de formação para uma nova turma que fará parte da corporação. Composto por 193 alunos, o grupo participou da aula inaugural com o prefeito Rafael Greca no Salão de Atos do Parque Barigui, nesta sexta-feira (16/8). 

A palestra ocorreu após evento promovido pela Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal para que os guardas conheçam aspectos da vida funcional.

Discorrendo sobre aspectos históricos e econômicos da capital, o prefeito lembrou do início das atividades da Universidade Federal do Paraná – a primeira do Brasil – e de como Curitiba se manteve como referência para o país com o passar das décadas.

“Fomos a primeira cidade brasileira a ter um planejamento urbano, tivemos o primeiro calçadão do Brasil, demos início às obras de macrodrenagem nos parques, implantamos o sistema de transporte BRT e investimos em educação ambiental, estando a frente na separação de lixo”, enumerou.

Tradição que continua presente nos trabalhos da gestão municipal. “Nossos faróis do saber agora também são locais de inovação e estamos desenvolvendo a muralha digital”, disse Greca, referindo-se ao projeto de videomonitoramento para auxiliar nas ações de segurança pública.

Aliados aos avanços tecnológicos, profissionais atentos e bem preparados podem ter mais resultados no serviço de proteção das pessoas e da cidade, destacou o prefeito.

“Vocês serão nossos olhos, ajudando o cidadão nos momentos de emergência, atendendo mulheres vítimas de violência, protegendo estudantes nas escolas e o rosto da cidade”, afirmou. 

Aos novos guardas, o prefeito mencionou prisões recentes de responsáveis pelas pichações do Bondinho da Rua XV de Novembro e da coluna de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Rua Barão do Serro Azul. “Tenham orgulho da farda azul e busquem bons exemplos. Amem a cidade. É o amor a condição da missão”.

Evolução

Integrante da primeira turma de guardas municipais formados na cidade há 31 anos, o diretor da corporação, Odgar Nunes Cardoso, também deu as boas-vindas à nova turma. “Vi a Guarda de Curitiba nascer e passar por muitas dificuldades. Me orgulho da estrutura disponível hoje aos senhores, o que faz da nossa corporação referência para outras guardas do Brasil”, disse ele.

Aumento no efetivo

Esses 193 novos guardas passam agora pelo curso de formação, composto por 636 horas-aula, o que inclui na parte final o estágio supervisionado nas ruas. Somando-se aos 190 guardas já incorporados – uma turma de 60 em 2018 e outra de 130 em 2019 – a Guarda Municipal alcança um efetivo de 1.460 profissionais.

No início de 2020, a Prefeitura chamará mais 124 aprovados em concurso público.

A aula inaugural teve a presença do vice-prefeito, Eduardo Pimentel; do secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel; do superintendente de Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Junior; do secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarshel; do presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; do presidente da Câmara de Vereadores, Sabino Picolo; e do diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional da GM, José Carlos Felipus Costa.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/novos-guardas-comecam-o-curso-de-formacao/52070.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Nova iluminação do Passeio Público vai utilizar 100 postes com LED – Prefeitura de Curitiba/PR

Uma iluminação moderna e acolhedora vai destacar a paisagem noturna do parque mais antigo e …