Programa Comunidade Escola chega a 24 unidades – Prefeitura de Curitiba/PR

A Escola Municipal Professor Germano Paciornik, no Boqueirão, é a mais nova unidade da rede municipal de ensino a integrar o Programa Comunidade Escola. Neste sábado (17/8), o prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, visitaram a escola.

O Comunidade Escola mantém unidades de ensino abertas aos sábados, com atividades de educação, cidadania, esporte, recreação, empreendedorismo e geração de renda para todos os moradores dos bairros. 

Atualmente, 24 unidades participam do Programa Comunidade Escola beneficiando mais de 21 mil pessoas. 

“A Escola Professor Germano Paciornik é um ponto importante deste pedaço do Boqueirão. Curitiba é das crianças. O Comunidade Escola é para que as crianças ocupem a escola como espaço lúdico de informação, de esporte e de lazer, a cada sábado que a escola se abrir. A ideia é: quanto mais pudermos, mais faremos”, disse o prefeito.

Na abertura do programa o prefeito assistiu apresentações de dança com os alunos do terceiro e quinto anos e de música com a Fanfarra do CEI Érico Veríssimo, sob a regência do maestro voluntário, Isaias Pereira da Silva.

Qualidade de Vida

Segundo a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o programa propicia mais qualidade de vida aos curitibanos. “O Comunidade Escola é um espaço onde lazer, formação, desenvolvimento e integração são para todos”, afirma a secretária.

A dona Maria Conceição de Lara conta que os filhos e 5 netos estudaram ou ainda estudam na Germano Paciornik. “A escola é muito, muito boa. É ótima”. 

Soraya Correa é mãe do Eduardo Correa (10), aluno do quarto ano. “Ele está aqui desde o primeiro ano. Não tenho nenhuma queixa da escola. É boa. Gosto daqui”, afirma.

A diretora Maria Cristina Schwaigert de Andrade comemorou a volta do Comunidade Escola. “É uma oportunidade que nós temos de trazer a família para dentro da escola. Nós fazemos os pais perceberem que aqui não é só um local de aula. Pelo Programa serão disponibilizadas atividades esportivas e cursos de artesanato. O calendário de atividades já está sendo elaborado”, conta Maria Cristina. 

A Escola Municipal Professor Germano Paciornik atende 700 estudantes divididos em 30 turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Integral. Tem ainda turmas de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e participa do Projeto Haiti, que oferece Curso de Língua Portuguesa para imigrantes. A Escola recebeu obras de revitalização no valor de R$ 122 mil.

Sábado na escola

O atendimento do Comunidade Escola ocorre das 13h às 17h e envolve ações de combate à violência, segurança alimentar, cultura, esporte e lazer.

Lançado há 14 anos e sob a coordenação da Secretaria Municipal da Educação, o programa se consolidou como importante política de desenvolvimento social do município, pois oferece acesso gratuito a atividades socioeducativas promovidas por equipes da Prefeitura, instituições da sociedade civil organizada e voluntários.

Estiveram presentes no evento a secretária de Comunicação Social da Prefeitura, Mônica Santanna, a vice-diretora, Marliana Rosa Loch Constantino e o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/programa-comunidade-escola-chega-a-24-unidades/52072.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Alunos do projeto ‘Ação Social pela Música’ de João Pessoa terão tarde divertida em circo

O projeto Ação Social pela Música, mantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), levará …