Sábado foi dia de Jornada de Matemática para 338 alunos – Prefeitura de Curitiba/PR

Se para a muitos o sábado é dia de descansar, para 338 estudantes de 21 escolas municipais da Regional Cajuru foi dia de testar seus conhecimentos com os números. Na manhã do último sábado (17/8), meninos e meninas se reuniram na Escola Municipal Michel Khury, no Uberaba, para a segunda etapa da 13ª Jornada de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

“Percebemos o envolvimento e incentivo de familiares e dos profissionais de cada uma das unidades para que esses estudantes estivessem nessa jornada, alegres e com esse sentimento de representarem suas escolas. E todo esse envolvimento nos traz muita felicidade e parabenizamos a todos”, destaca a matemática do Núcleo de Educação da Regional Cajuru, Carla Marcela Machado dos Passos. 

A atividade aconteceu também em outras escolas das nove regionais da cidade mobilizando no total 2.522 mil estudantes de 182 escolas municipais.


Estratégias

A Jornada de Matemática é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação para envolver, divulgar experiências, pesquisas e conhecer estratégicas dos estudantes sobre os conhecimentos, desafios e resolução de problemas matemáticos.


Desafios

Carla explica que a Jornada de Matemática tem o objetivo de possibilitar aos estudantes desenvolverem seus talentos com os números, ao serem incentivados a buscar estratégias próprias para a resolução de problemas matemáticos. 

As questões da Jornada são abertas, envolvendo diferentes tipos de raciocínio raciocínios, de acordo com a ano de escolarização em que os estudantes se encontram. Nas problematizações, os estudantes precisam registrar as estratégias que utilizaram para chegar ao resultado, justificando os caminhos utilizados por eles.

A Jornada é feita desde 2006, mas foi interrompida em 2016 e retomada pela gestão atual por ser uma forma de incentivo ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias nesta área. A participação das escolas é voluntária.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/sabado-foi-dia-de-jornada-de-matematica-para-338-alunos/52087.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Smams confirma participação no Fórum Gaúcho de Arborização

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) participará do XI Fórum Gaúcho …