Curitibinhas do Uberaba viajam ao passado no Museu Ferroviário – Prefeitura de Curitiba/PR

Foi como entrar numa máquina do tempo. Os curitibinhas do Centro de Educação Infantil Francisco Cunha Pereira Filho, no Uberaba, fizeram um passeio na manhã da última sexta-feira (16/8) que os fez viajar ao passado. O destino foi o Museu Ferroviário, no Shopping Estação. 

O objetivo era conhecer os trens de décadas anteriores. O tema não seria de causar surpresa nos pequenos, já que os trilhos passam em frente ao CMEI. Mas as modernas locomotivas que passam por ali são bem diferentes da réplica da Maria Fumaça de 1917 em exposição no Museu. “As crianças queriam andar naquele trem de outra época e ficaram encantados”, conta a professora Cristina Miguel de Aquino.

E não foi só o trem antigo que impressionou os pequenos do Pré II. Os objetos das décadas em que o Museu abrigou a Estação Ferroviária de Curitiba despertaram a curiosidade dos curitibinhas, que queriam saber a utilidade de objetos da exposição como as máquinas de escrever e lamparinas.

Linhas do Conhecimento 

A visita faz parte do programa Linhas do Conhecimento, que a partir dos currículos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, oferece aulas de campo em diferentes espaços da cidade.

“Eles ficaram muito atentos aos detalhes e gostaram muito das miniaturas dos trens. Foi um passeio muito proveitoso para começar a contar a História para eles”, contou a representante do Programa Linhas do Conhecimento na Regional Cajuru, Isabel Ferreira da Costa.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitibinhas-do-uberaba-viajam-ao-passado-no-museu-ferroviario/52083.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …