Geradoras manifestam preocupação com abertura do setor elétrico — Senado Notícias

Em audiência pública nesta terça-feira (20), a Comissão de Infraestrutura (CI) para debater o projeto que prevê a portabilidade da conta de luz (PLS 232/2016), representantes das empresas geradoras de energia elétrica questionaram partes da proposta, como a extinção de subsídios, a liberdade de produção de energia sem vínculo de planejamento e a separação entre lastro e energia.

A audiência é a terceira de uma série requerida pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), relator da matéria. O senador, que também é presidente da CI, explicou que o grande objetivo do projeto é expandir o mercado para permitir ao usuário a liberdade de escolher onde contratar o fornecimento de energia elétrica.

— Espero que a mudança legislativa incentive a competição no fornecimento de energia, com impacto positivo no preço e na qualidade do serviço prestado —disse o senador.

Os participantes da audiência, porém, ainda que se declarassem favoráveis à abertura de mercado, manifestaram preocupações. O presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage), Flávio Antônio Neiva, afirmou que é preciso dar sustentabilidade à expansão da oferta de energia elétrica. Ele explicou que embora as fontes solar e eólica estejam em expansão no país, ainda são as hidrelétricas e termelétricas as determinantes para a sustentabilidade do sistema elétrico.

— É fundamental a retomada da expansão do parque gerador através de usinas hidrelétricas, com criteriosa compensação socioambiental de seus impactos, e a disponibilização de oferta firme de suprimento de gás natural para a implantação de usinas termelétricas, com preços compatíveis com os praticados no mercado internacional — afirmou.

Subsídios

A representante da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Nathália Nóbrega, mostrou preocupação com a abertura de mercado, já que há, no mercado livre, uma grande quantidade de energia descontratada, que recebe subsídios implícitos, o que distorce a competição no mercado livre.

— É uma distorção que a gente encontra hoje. À medida que se diminui o mercado especial e se amplia o mercado livre, as PCHs [Pequenas Centrais Hidrelétricas] passam a precisar concorrer diante dessa distorção que ocorre nele — esclareceu.

As PCHs recebem subsídios explícitos, como o desconto na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (Tusd), e o projeto de lei propõe o fim desses incentivos. Segundo Nathália, há também subsídios implícitos, como financiamentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construção de linhas de transmissão para grandes hidrelétricas, por exemplo. A extinção desses “subsídios implícitos”, porém, não está prevista no PLS 232/2016, o que, disse Nathália, poderia prejudicar pequenas geradoras.

— Preocupa muito à Abragel o mecanismo de eliminação apenas dos subsídios explícitos, conforme endereçado no PL, voltados diretamente para as fontes alternativas renováveis — disse.

Lastro

O consultor da Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget), Edmundo Alfredo da Silva, identificou pontos do projeto que precisariam ser melhorados. Entre eles, a separação conceitual entre lastro e energia, pois, segundo ele, o conceito de lastro não está bem definido.

— Esse é um conceito que dentro do setor elétrico não está pacificado. Só para vocês terem uma noção, amanhã [quarta-feira, 21 de agosto], no Ministério de Minas e Energia, há novamente outro workshop sobre isso e não se consegue chegar a uma conclusão de separação de lastro e energia; e se isso é exequível no momento. Não se consegue nem definir o que é lastro. Seria capacidade, potência? Seria energia garantida? Uns dizem que lastro seria energia, então por que separar energia de energia? — questionou.

Edmundo ressaltou que o pré-sal vai provocar uma “avalanche de gás” no sistema elétrico e, por isso, há uma necessidade de planejamento bem detalhado no projeto de lei.

— Eu fico um pouco preocupado porque o projeto de lei não faz nenhuma alusão à integração do setor elétrico com o setor de gás natural. Com a entrada do pré-sal e esses terminais de GNL [Gás Natural Liguefeito] que estão se configurando ao longo da costa do Brasil, há uma necessidade urgente de um planejamento bem detalhado desse ponto para que sejam planejadas tanto termelétricas inflexíveis [que geram a maior parte do tempo], como flexíveis [que atendem à variabilidade do sistema] — afirmou.

O senador Marcos Rogério disse que está aberto, durante à fase da instrução do projeto, a colaborações para receber ideias inovadoras.

— A ponderação que faço inicialmente é de que essas preocupações sejam transformadas em ideias inovadoras, e não apenas em preocupações manifestadas no âmbito desta audiência pública, porque isso não ajuda a construir. (…) Na ausência de uma ideia melhor, vai permanecer a ideia que está posta. Então, a minha ponderação é que tragam sugestões enquanto há tempo. Depois que a lei for aprovada e sancionada, exauriu-se o tempo de construir — aconselhou.

A CI realiza mais uma audiência sobre o projeto na próxima quinta-feira (22), em que receberá representantes de associações relacionadas a fontes alternativas de energia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/08/20/geradoras-manifestam-preocupacao-com-abertura-do-setor-eletrico.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias

O Senado vai promover nesta segunda-feira (1°) uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial …