Oficinas práticas incentivam mamães ao aleitamento materno – Prefeitura de Curitiba/PR

Uma tarde de imersão sobre os benefícios da amamentação na vida dos bebês e das famílias. Gestantes e mães de crianças de até 3 anos, atendidas nas unidades de saúde e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Regional Santa Felicidade, participaram na terça-feira (20/8), da segunda edição do projeto Mama Mia: a “Santa Felicidade” no ato de amamentar, realizado pela Prefeitura na Sociedade São Braz.

Com oficinas práticas, em formato de circuito, as mães aprenderam desde a importância da amamentação para desenvolvimento físico, cógnito e emocional da criança, quanto a preparar papinhas para garantir uma alimentação saudável dos pequenos.

Também foram orientados os cuidados com a higiene bucal, técnicas de shantala e a confecção de bonecas de pano e amigurumis, os bichinhos de crochê coloridos que encantam as crianças.

Mama Nenê

As mamães puderam tirar dúvidas sobre aleitamento materno e conhecer o programa Mama Nenê, que incentiva e promove a amamentação nos CMEIs. O objetivo é garantir que as crianças sigam recebendo o leite da mãe mesmo depois do ingresso da unidade de ensino.

“O aleitamento é a primeira vacina do bebê e uma importante lição de amor que a mãe transmite ao filho”, disse Manoela Santos, a supervisora do Distrito Sanitário de Santa Felicidade.

Espaço de recreação

Em pequenos grupos as mulheres assistiram palestras de 20 minutos, com espaço para tirarem dúvidas conversando com enfermeiras, nutricionistas, dentistas, pedagogas e professoras de educação infantil. Enquanto as mães aprendiam as crianças se divertiram no espaço de recreação montão  para elas.

“Foi um evento pensado para que as mulheres compreendessem e se conscientizassem sobre a importância do ato, desde o preparo do peito, até o amamentar, além de se prepararem para as fases seguintes, da alimentação saudável e os cuidados com a higiene bucal dos bebês”, disse a chefe do Núcleo Regional de Educação, Denise Lipinski Rutkoski. 

A administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima destacou a bem sucedida parceria entre saúde e educação, com articulação das duas equipes no projeto Mama Mia, com o objetivo comum de proteger a saúde das mães e suas crianças.

“Mães mais conscientes criam filhos mais saudáveis e felizes”, disse Simone.

“O projeto Mama Mia tem divulgado e ampliado a importância da amamentação materna gerando resultados positivos nas crianças atendidas nas unidades de saúde e educação”, completou a administradora regional 

Tarde de carinho

Depois das oficinas,  teve um caprichado café da tarde e a distribuição de kits de higiene para mamães e enxovais para às gestantes. “Foi uma tarde muito especial, de aprendizados importantes e de carinho”, disse a decoradora, Cintia Mara dos Santos, mãe de Valentina, de dois anos e sete meses, atendida no CMEI Monteverdi.

Com o programa Mama Nenê, Cintia segue amamentando a filha no peito, mesmo após o ingresso no CMEI. “O espaço reservado no CMEI me encoraja e incentiva a seguir fazendo o que mais amo, amamentar a minha filha”, conta Cintia.

A dona de casa Adriana Capestrini, mãe da Gabriela, de 10 meses, gostou de ter aprendido técnicas de shantala e sobre como higienizar a boquinha da filha após cada mamada. “Também aprendi que nesta fase que ela está a amamentação é sobretudo um ato de carinho. Foi maravilhoso”, disse Adriana.

Caroline Kornelius, mãe de dois meninos atendidos no CMEI Nelsom Bufara fez a oficina de bonecas de pano. “É uma delicia e pretendo ensinar aos meninos a criarem os seus brinquedos”, disse Caroline. 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/oficinas-praticas-incentivam-mamaes-ao-aleitamento-materno/52119.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …