Bolsonaro fará pronunciamento na televisão sobre queimadas – Congresso em Foco

O presidente Jair Bolsonaro fará na noite desta sexta-feira (23) pronunciamento sobre o aumento das queimadas na Amazônia na rede nacional de rádio e televisão.

O secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, havia falado mais cedo sobre a possibilidade ao Congresso em Foco.

Bolsonaro convocou para as 15 horas desta sexta-feira uma reunião de emergência para discutir as queimadas na Amazônia. Participam representantes dos ministérios da Defesa, Meio Ambiente, Relações Exteriores, Casa Civil e Secretaria Geral.

> Marina Silva: Marcos Pontes devia ter saído do governo para defender o Inpe

O governo federal também oficializou um despacho (íntegra) em que determina que todos os 22 ministros tomem em suas áreas medidas para combater as queimadas.

O aumento no número de queimadas tem sido criticado por autoridades internacionais. Na quinta-feira (22), o presidente da França, Emannuel Macron, afirmou que o assunto será discutido na reunião do G7, grupo que reúne os países mais desenvolvidos do mundo – Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Japão, Canadá e Itália.

Dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que houve um aumento de 83% no número de incêndios florestais no Brasil entre 1º de janeiro e 19 de agosto de 2019 e o mesmo período do ano passado, que saltou de 39.759 para 72.843 queimadas no país.

O Amazonas está em terceiro lugar no ranking das queimadas neste ano, com 7.003 focos de incêndio neste ano, 5.305 apenas neste mês, até o dia 19. Entre 2018 e 2019, o Estado registrou um aumento de 146% no número de incêndios florestais.

Na quarta-feira (21), Bolsonaro insinuou, sem apresentar prova, que o aumento pode ter sido causado por ONGs (Organizações Não Governamentais).

>Deputado considera falta de lucidez arrendamento de terras indígenas

>88% dos brasileiros acham desmatamento da Amazônia preocupante, aponta Ibope

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Deputado devolve dinheiro após abastecer carros da empresa de sua mulher – Congresso em Foco

Reconhecendo uma “falha na formalidade da emissão de cupons fiscais”, o deputado federal Ronaldo Carletto …