Diretoras de escolas participam de aula de campo – Prefeitura de Curitiba/PR

Diretoras de escolas municipais e de Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs) da Regional Bairro Novo tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (23/8). O grupo foi levado até Parque Lago Azul para explorar e conhecer melhor as características do local, um dos pontos turísticos de Curitiba.

De acordo com Patrícia Michely Duarte, professora do projeto Linhas do Conhecimento, que normalmente leva estudantes para aulas de campo, dessa vez reuniu os gestores das escolas com o objetivo de levar a eles o conhecimento do bairro.

O Linhas do Conhecimento transforma Curitiba em uma imensa sala de aula, com atividades de campo e propostas culturais em faróis do saber, museus, parques, praças, teatros. O objetivo é, além do conteúdo pedagógico de cada aula, fortalecer a identidade cidadã nos participantes. 

“Além de sair da rotina da escola, também é possível trabalhar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), preservar o meio ambiente e viver em paz com a natureza”, resumiu Patrícia.

Saindo da rotina

Marcos Antônio de Oliveira, único homem de um grupo de 37 gestores de estabelecimentos de ensino que participou da iniciativa, gostou muito da experiência.

“É uma coisa nova. Muito importante sair da rotina e conhecer algo que está muito próximo da gente, mas que é pouco explorado nesse sentido do aprendizado”, disse. 

Ele que é diretor da Escola Municipal Paulo Freire disse que pretende levar as informações sobre Parque Lago Azul para os alunos. “Está sendo muito proveitoso. Vou levar essa experiência adiante”, garantiu.

Pergunte às borboletas

O grupo percorreu as trilhas do parque. Em alguns pontos do caminho foram espalhadas borboletas com perguntas sobre questões do parque e da natureza.

Uma das questões era sobre o pássaro símbolo de Curitiba, o grimpeiro, que tem este nome porque seu habitat são as grimpas dos pinheiros. Este foi o gancho para falar sobre a importância da preservação da natureza.

Árvore de seis séculos

Os gestores foram levados até um Cipestre de Portugal, também conhecido como Pinheiro de Portugal. Para calcular a idade do gigante do parque, foram chamados voluntários para abraçar a árvore. 

“Foram necessárias seis pessoas para abraçar a árvore, sendo que cada uma equivale a 100 anos de vida, podemos estimar que ela tem em torno de 600 anos”, disse Ely Fabiane de Santa Marques, do Linhas do Conhecimento. O cipestre do Parque Lago Azul é o único espécime registrado em Curitiba.

O grupo também conheceu o Rio Ponta Grossa, que foi alvo de grande depredação no passado. Atualmente, o rio ainda sofre com a poluição dos visitantes do parque, que derrubam lixo em seu leito.

“Nós temos que apresentar essas questões aos estudantes. Temos que fazer com que cada criança se torne uma protetora do parque”, defendeu Eli.

Contação de história

Ao final do encontro, os gestores educacionais foram levados ao antigo moinho do parque e participaram de contação de história em um dos deques do parque. O tema foi A Cidade dos Carregadores de Pedra.

No final da manhã, a secretária de Educação Maria Sílvia Bacila se encontrou com o grupo. “Vocês estão de parabéns, as ideias vão sendo transformadas com as vivências. Nós temos que ser sensíveis para ideias e vocês são sensíveis por isso que estas ideias acontecem”, disse a secretária.

O chefe do Núcleo de Educação do Bairro Novo, Pedro Rodrigo de Andrade também elogiou a iniciativa. “A gestão é um trabalho muito difícil. Por isso nós precisamos desses momentos para refletir e seguir em frente”, finalizou.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/diretoras-de-escolas-participam-de-aula-de-campo/52187.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …