Urbanização da Vila Nori é premiada em Foz do Iguaçu – Prefeitura de Curitiba/PR

O projeto de urbanização da Vila Nori, no Pilarzinho, foi premiado nesta sexta-feira (23/8) durante o 66º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado em Foz do Iguaçu. A intervenção da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) ganhou o prêmio Selo de Mérito na categoria Grandes Intervenções Urbanas com Impactos Regionais.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). A Cohab Curitiba esteve representada pelo engenheiro Osmar Schuarça, gerente do Departamento de Obras, e pela assistente social Samira Boava.

Com benefícios diretos para mais de mil pessoas, o projeto transformou o cenário da Vila Nori: o que era uma precária ocupação irregular na encosta de um morro está dando lugar a um novo parque da cidade. 

“Um projeto muito bem executado que possibilitou melhores condições para as famílias e vida nova para um fundo de vale que estava degradado. Curitiba respeita as pessoas e o meio ambiente”, ressalta o prefeito Rafael Greca.

Para isto foi necessário o reassentamento de 156 famílias que viviam em condições insalubres na encosta do morro e nas margens de um córrego. “As famílias que viviam sob risco de deslizamentos e enchentes foram transferidas para um novo conjunto construído no bairro Cachoeira, o Moradias Maringá”, explica o presidente da Cohab José Lupion Neto.

Urbanização e recuperação ambiental

Além das novas casas, foram realizadas obras de infraestrutura, com a abertura de ruas, muros de contenção, implantação de redes de drenagem, água e esgoto. “Melhoramos a vida de quem foi transferido e também das pessoas que permaneceram no local”, completa Lupion.

Na área liberada está sendo implantado um espaço de lazer que vai contar com ciclovia, bancos de eucalipto, parquinho infantil com escorregador, gangorra, labirinto, brinquedo de tronco, paisagismo e iluminação.

O investimento para a construção das novas casas e para a urbanização e recuperação ambiental da Vila Nori é de R$ 8,7 milhões, recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e contrapartida do município.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/urbanizacao-da-vila-nori-e-premiada-em-foz-do-iguacu/52186.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …