Ciclistas destacam ganho em segurança com nova ciclofaixa da Avenida João Maurício

A nova ciclofaixa implantada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), na Avenida João Maurício, orla de Manaíra, facilitou a vida das pessoas que utilizam a bicicleta para o lazer ou transporte no dia a dia. Os ciclistas dizem que o trecho ficou mais seguro, além de ganhar uma conexão entre os bairros da orla.

A professora Ana Lúcia Santana de Aquino, que utiliza a bicicleta para o lazer, aprovou a nova ciclofaixa. “Muito boa a ideia, porque nesta parte antes eu pedalava pela calçada, mesmo tendo cuidado, tinha o risco de um acidente com uma criança ou um idoso, agora não tem esse risco, ficou bem mais seguro. Eu aprovei essa ciclofaixa”, disse.

A segurança é ponto de destaque porque a pintura em vermelho da ciclofaixa e a sinalização com tachões refletivos a destaca do resto da via, restringido a sua utilização apenas para os ciclos de tração humana.

O casal de turistas de Santa Catarina, Larissa Almeida e Antonio Freitas, que pedalavam num quadriciclo, também elogiaram a ciclofaixa. “Em Floripa temos muitas ruas com essas ciclofaixas, o que é muito bom para quem usa bicicleta. Aqui na praia é melhor ainda, porque tem esse visual maravilhoso e as pessoas ainda podem aproveitar pedalando”, destacaram.

De acordo com o superintendente da Semob-JP, Adalberto Araújo, o projeto da Prefeitura de expansão do sistema cicloviário da cidade de João Pessoa compõe uma política de inclusão do ciclista como prioridade na mobilidade urbana da Capital, alinhada à Lei Federal 12.587/12. “Para isso, precisamos investir na segurança viária desse modal importante de transporte que por décadas foi esquecido”, afirmou.

Esse novo trecho com 1,6 quilômetro de extensão irá compor um binário com uma nova faixa, que vai ser implantada na Avenida Edson Ramalho. Dessa forma, os ciclistas utilizarão a João Maurício para se deslocar em direção ao Retão de Manaíra e à Avenida Edson Ramalho para circular no Sentido Ruy Carneiro.

Atualmente, a cidade de João Pessoa conta com uma malha cicloviária de 60 km. Aos domingos, esse número passa para 71,5 km devido à implantação da Ciclofaixa de Lazer da Avenida Epitácio Pessoa. Com a nova via, a cidade atingirá 74,8 km incluindo ciclovias, ciclofaixas, faixas preferenciais e ciclofaixas de treinamento.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/ciclistas-destacam-ganho-em-seguranca-com-nova-ciclofaixa-da-avenida-joao-mauricio/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …