Missão argentina busca referências em gestão de resíduos e limpeza – Prefeitura de Curitiba/PR

 

Técnicos de três cidades argentinas – Buenos Aires, Rafaela e Vicente López – estão em Curitiba desde a última segunda-feira (26/8) para conhecer as soluções da cidade na gestão da limpeza pública urbana. A visita faz parte de um projeto de cooperação técnica descentralizada, intermediado pela Agência Brasileira de Cooperação e pelo Fundo Argentino de Cooperação Horizontal.

Nesta quarta-feira (28/8) o grupo visitou uma das 40 associações responsáveis pela triagem e venda de resíduos recicláveis do Ecocidadão, da Prefeitura de Curitiba.

“Curitiba é um grande exemplo quando se trata de separação de resíduos já há bastante tempo”, reconhece o diretor de Meio Ambiente da cidade de Vicente López, Gabriel Vannelli.

O trabalho que é feito com as cooperativas foi elogiado e é uma das iniciativas que podem ser levadas às cidades do país vizinho, assim como as ações de Educação Ambiental e o monitoramento dos resíduos recolhidos.

A cooperação favorece a troca de experiências na área de reciclagem, compostagem, gestão integrada de Resíduos Sólidos Urbanos e capacitação de pessoas na busca de novas soluções e tecnologias para gestão de resíduos e meio ambiente.

Realidades parecidas

Além do pioneirismo de Curitiba na visão sustentável da separação do lixo, estar na América do Sul faz com que as soluções possam ser mais facilmente adaptáveis nas cidades da Argentina.

“De nada adianta importarmos algo de um país de primeiro mundo, nossa realidade não comportaria”, avalia o diretor de Meio Ambiente de Vicente López.

Para a gerente de coleta seletiva do Departamento de Limpeza Pública de Curitiba, Elaine Chiuratto, a cooperação é uma boa oportunidade de mostrar os avanços e de melhorar ainda mais nos serviços.

“Nós trouxemos experiências da Argentina e ficamos felizes em ver que eles estão adotando soluções nossas”, declara. De acordo com ela, já existe intenção da Bolívia em um acordo semelhante na área de resíduos.

Roteiro

O grupo esteve com a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, no primeiro dia da visita. Além de iniciativas como o programa Amigo dos Rios, eles conheceram o sistema de tratamento e transporte a ser implementado pelo Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol).

Também fazem parte da programação o programa o Câmbio Verde, a visita ao Aterro Sanitário da Caximba e as soluções para o descarte de resíduos de construção civil.  

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/missao-argentina-busca-referencias-em-gestao-de-residuos-e-limpeza/52280.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …