Alunos do projeto Ação Social pela Música embarcam nesta sexta-feira para se apresentar em São Paulo

As 42 crianças e adolescentes do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa embarcam nesta sexta-feira (6) para São Paulo, onde se apresentam neste domingo (8), às 12h, no Theatro Municipal, abrindo o concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, regida pelo maestro João Carlos Martins, que convidou o grupo para participar do evento, quando esteve em João Pessoa como convidado especial da 6ª edição do Festival Internacional de Música Clássica, em 2018.

As crianças e adolescentes embarcam às 4h20 do Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, e devem desembarcar no Aeroporto de Guarulhos às 7h30. Em São Paulo, além da apresentação, o grupo terá uma programação que inclui ensaios para o concerto, uma visita guiada ao Museu do Catavento e um passeio pela Avenida Paulista. O retorno acontece na segunda-feira (9), com previsão de chegada no Aeroporto Castro Pinto às 17h40.

Os alunos viajam com autorização dos pais e da Vara da Infância e Juventude, na companhia de coordenadores, professores e membros da equipe de apoio, os quais serão uma espécie de monitores de pequenos grupos de alunos, com o objetivo de dar mais segurança nos deslocamentos nos aeroportos, restaurantes e passeios culturais que serão realizados.

No concerto no Theatro Municipal de São Paulo, os 42 alunos – 14 da unidade do Alto do Mateus e 28 da unidade de Mangabeira –, que estudam instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), serão regidas pelos maestros Samuel Galvez Espinosa e Hector Rossi, coordenadores das unidades de Mangabeira e Alto do Mateus, respectivamente, e pelo maestro João Carlos Martins.

Nesta apresentação, a primeira que fazem fora Estado, os alunos vão executar músicas que fizeram sucesso nas telas do cinema e TV como “Games of  Thrones” (Ramin Djawadi), “The Avengers” (Alain Silvestri) e pérolas do repertório Armorial, como “No Reino da Pedra Verde” (Clóvis Pereira) e “Toada e Desafio” (Capiba), dentre outras composições.

Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.

O projeto Ação Social pela Música funciona em João Pessoa desde 2015 e atende atualmente cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital. Além das aulas práticas e teóricas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, os alunos têm aulas de reforço escolar (Português e Matemática).

Na Unidade 1 (Alto do Mateus) e na Unidade 2 (Mangabeira) os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Já na Unidade 3 (Gervásio Maia), estudam flauta doce, e na unidade 4 (Bairro dos Novais), estudam metais (trompete, trombone, tuba e trompa).

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/alunos-do-projeto-acao-social-pela-musica-embarcam-nesta-sexta-feira-para-se-apresentar-em-sao-paulo/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …