Alunos do projeto Ação Social pela Música embarcam nesta sexta-feira para se apresentar em São Paulo

As 42 crianças e adolescentes do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa embarcam nesta sexta-feira (6) para São Paulo, onde se apresentam neste domingo (8), às 12h, no Theatro Municipal, abrindo o concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, regida pelo maestro João Carlos Martins, que convidou o grupo para participar do evento, quando esteve em João Pessoa como convidado especial da 6ª edição do Festival Internacional de Música Clássica, em 2018.

As crianças e adolescentes embarcam às 4h20 do Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, e devem desembarcar no Aeroporto de Guarulhos às 7h30. Em São Paulo, além da apresentação, o grupo terá uma programação que inclui ensaios para o concerto, uma visita guiada ao Museu do Catavento e um passeio pela Avenida Paulista. O retorno acontece na segunda-feira (9), com previsão de chegada no Aeroporto Castro Pinto às 17h40.

Os alunos viajam com autorização dos pais e da Vara da Infância e Juventude, na companhia de coordenadores, professores e membros da equipe de apoio, os quais serão uma espécie de monitores de pequenos grupos de alunos, com o objetivo de dar mais segurança nos deslocamentos nos aeroportos, restaurantes e passeios culturais que serão realizados.

No concerto no Theatro Municipal de São Paulo, os 42 alunos – 14 da unidade do Alto do Mateus e 28 da unidade de Mangabeira –, que estudam instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), serão regidas pelos maestros Samuel Galvez Espinosa e Hector Rossi, coordenadores das unidades de Mangabeira e Alto do Mateus, respectivamente, e pelo maestro João Carlos Martins.

Nesta apresentação, a primeira que fazem fora Estado, os alunos vão executar músicas que fizeram sucesso nas telas do cinema e TV como “Games of  Thrones” (Ramin Djawadi), “The Avengers” (Alain Silvestri) e pérolas do repertório Armorial, como “No Reino da Pedra Verde” (Clóvis Pereira) e “Toada e Desafio” (Capiba), dentre outras composições.

Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.

O projeto Ação Social pela Música funciona em João Pessoa desde 2015 e atende atualmente cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital. Além das aulas práticas e teóricas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, os alunos têm aulas de reforço escolar (Português e Matemática).

Na Unidade 1 (Alto do Mateus) e na Unidade 2 (Mangabeira) os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Já na Unidade 3 (Gervásio Maia), estudam flauta doce, e na unidade 4 (Bairro dos Novais), estudam metais (trompete, trombone, tuba e trompa).

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/alunos-do-projeto-acao-social-pela-musica-embarcam-nesta-sexta-feira-para-se-apresentar-em-sao-paulo/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …