PMJP capacita mais de 900 pessoas para prevenção e combate ao sarampo

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou nesta quarta-feira (4) do Evento Interinstitucional de Prevenção e Combate ao Sarampo, que tem como objetivo de capacitar e conscientizar os profissionais da rede pública de saúde e educação sobre o combate ao sarampo. A programação aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Dentro da programação do evento, os profissionais e técnicos da SMS estão capacitando mais de 900 profissionais, sendo cerca de 800 da área de saúde e 100 da área de educação infantil, sobre a doença e seus principais fatores, trabalhando pontos como a faixa etária das pessoas que devem ser vacinadas, prevenção, manejo clínico, sinais e sintomas, notificação de casos suspeitos, entre outras questões relacionadas ao tema.

“A interdisciplinaridade é fundamental para o cuidado com a saúde da população e na luta contra o sarampo não poderia ser

diferente, uma doença perigosa e que tem crescido. A rede de saúde precisa do apoio de outros órgãos e secretarias para propagar as informações, conscientizar a população e assim ampliar o chamamento da população para a prevenção da doença”, destaca Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde de João Pessoa.

O evento é uma parceria da PMJP com o Ministério Público Estadual da Paraíba (MPPB), Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Tríplice Viral – A PMJP oferta a vacina tríplice viral, que protege crianças e adultos contra o sarampo, caxumba e rubéola, nas Salas de Vacinação distribuídas nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas policlínicas municipais e no Centro

Municipal de Imunização. Devem tomar a vacina crianças de seis meses de vida até adultos de 49 anos de idade.

As crianças de seis meses devem tomar a chamada ‘dose zero’. A vacina deve ser ministrada em duas doses a partir de um ano de idade até 29 anos, 11 meses e 29 dias de vida do cidadão. Caso a pessoa comprove as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada.

Já para adultos com idade entre 30 a 49 anos 11 meses e 29 dias basta uma dose da vacina para que seja considerado imunizado. E os profissionais da área de saúde, independentemente da idade, devem tomar duas doses para que seja imunizado. Caso comprove que tomou as duas doses, não é necessária nenhuma outra.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/pmjp-capacita-mais-de-900-pessoas-para-prevencao-e-combate-ao-sarampo/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …