Agricultura urbana de Curitiba é debatida em fórum sul-americano – Prefeitura de Curitiba/PR

O trabalho da Prefeitura de Curitiba para promover a agricultura urbana é um dos temas que serão debatidos no 7º Fórum de Agricultura da América do Sul, nesta quinta (5/9) e sexta-feira (6/9), no Museu Oscar Niemeyer. Com estande temático, aula de gastronomia e em palestra, a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional vai levar aos representantes de 62 países os resultados obtidos em programas como Fazenda Urbana, Horta Comunitária e de compra direta de produtores da Região Metropolitana.

“A Prefeitura promove uma grande ação na sustentabilidade com a valorização do produtor local, fortalecimento do cinturão verde da Grande Curitiba e promoção da alimentação saudável, que tem ajudado desenvolvimento tanto na área urbana como no setor agrícola paranaense”, afirma o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.

O evento, promovido pela Ocepar (sindicato das cooperativas do Paraná) e a Gazeta do Povo, será aberto pelo prefeito Rafael Greca e representantes de organismo internacionais.

Estímulo

Gusi afirma que Curitiba é responsável por consumir 37% do mercado de alimentos do Paraná e isto reflete no ações de estímulo e promoção ao produtor local. Parte da produção dos 33 Armazéns da Família, que abastecem 260 mil famílias curitibanas, vêm de cooperativas paranaenses, em especial da Região Metropolitana.

Outra ação da Secretaria de Segurança Alimentar é a promoção das hortas comunitárias, que mobilizam mais de dez mil “agricultores urbanos” – moradores da região que plantam em espaços vazios da cidade. Na cidade já existem 28 hortas comunitárias, cinco hortas escolares e em espaços públicos.

Ao mesmo que se fortalecem as hortas, a Secretaria de Segurança Alimentar criou recentemente a Fazenda Urbana que será, quando concluída em fevereiro de 2020, um centro de referência na agricultura urbana para Curitiba e Região Metropolitana. Além de ter um cuidado especial com a questão ambiental, com o uso de energia solar e reaproveitamento da água de chuva, o espaço também ensinará como criar hortas.

Na sexta-feira (6/9), às 9h, o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional participará de um painel sobre o tema da produção familiar na agricultura brasileira, com exemplos desta produção na cidade de Curitiba e região metropolitana.

 

Serviço: 7º Fórum de Agricultura da América do Sul

Data: quinta (5/9) e sexta-feira (6/9)

Local: Museu Oscar Niemeyer (Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)

Oficinas gastronômicas com chefes de cozinha

5/9 – quinta-feira

Andre Raulino – 9h

Receita: ravioli bicolor de cogumelos ao vinho tinto e nozes feito na manteiga de ervas

Joy Perine – 15h

Receita: barras de mandioca com geléia de mimosa

Marcia Borges – 18h

Receita: bolo cremoso de mandioca com creme de tangerina

6/9 – sexta-feira

Igor Marchesini – 9h

Receita: mil folhas de mandioca com recheio de doce de banana

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/agricultura-urbana-de-curitiba-e-debatida-em-forum-sul-americano/52416.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …