Inscrições abertas para seminário sobre novos processos e tecnologias no sistema de Justiça – STJ

​O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) promoverão no próximo dia 23 o seminário Novos processos e tecnologias: como aperfeiçoar o sistema de Justiça no país? Com vagas limitadas e inscrições gratuitas, o evento tem por objetivo ampliar as discussões acerca da inserção de soluções tecnológicas no âmbito do Poder Judiciário.

O seminário, que será realizado no STJ, tem como coordenadores científicos os professores e advogados Osmar Paixão, Paulo Henrique Lucon e Alexandre Freire. A abertura contará com a presença do presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, e do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Henrique Ávila. Entre os palestrantes constam os ministros do STJ Paulo de Tarso Sanseverino, Villas Bôas Cueva, Nefi Cordeiro e Ribeiro Dantas.

A programação está dividida em painéis que tratarão de questões como plataformas de resoluções de controvérsias, precedentes obrigatórios e as novas tecnologias que podem auxiliar o Judiciário brasileiro. Também serão abordadas as experiências internacionais e soluções já adotadas no Brasil.

Otimizar a Justi​​ça

Para um dos coordenadores do evento, Osmar Paixão, é importante investir em tecnologias no sistema de Justiça porque essa é uma forma de otimizar a prestação jurisdicional, principalmente se forem consideradas as novas relações e situações processuais, como os recursos repetitivos e a aplicação de precedentes.

Segundo ele, "o seminário pode contribuir para essa implementação de tecnologias nos sistemas judiciais, na medida em que tratará das experiências já vividas pelas instituições, além das práticas que estão sendo aperfeiçoadas".

Para o coordenador, o evento também será uma oportunidade de reflexão sobre o direito internacional e sobre o papel das cortes ao lidarem com a tecnologia.

Os interessados podem conferir a programação e se inscrever no site do IBDP.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/C_rNxdI1-x4/Inscricoes-abertas-para-seminario-sobre-novos-processos-e-tecnologias-no-sistema-de-Justica.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Fundamentação não pode se limitar à transcrição de outra peça, reafirma Terceira Seção – STJ

​​Para a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a mera transcrição de outra …