Pesquisa mostra que turismo de lazer dobrou em Curitiba – Prefeitura de Curitiba/PR

 

O número de viagens motivadas por lazer dobrou em Curitiba nos últimos seis anos. É o que mostra a mais recente Pesquisa de Demanda Turística, feita na cidade no ano passado.

Em 2018, 1,15 milhão de pessoas vieram à capital a passeio ou descanso. Em 2012, ano da pesquisa anterior, foram 584,6 mil.

Os turistas de lazer representam 21% do total de visitantes em 2018. Curitiba recebeu 5,5 milhões de turistas no ano passado – um crescimento de 49% em comparação a 2012, quando 3,7 milhões de pessoas estiveram na capital paranaense.

O estudo, realizado pelo Instituto Municipal de Turismo, apontou também que, do total de turistas de 2018, 41,7% visitaram na capital por motivo de negócios e eventos.

Esforço conjunto

O prefeito Rafael Greca comemora o incremento expressivo do turismo na capital, em especial nas viagens motivadas por lazer.

“Este crescimento é resultado de um esforço conjunto da Prefeitura e do setor de turismo para promover crescimento sustentável tanto de viagens de negócios como o de lazer”, avalia Greca.

Entre as ações desenvolvidas, o município consolidou a capital paranaense no calendário nacional dos grandes eventos, com destaque para o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, que reuniu mais de 70 atrações nos últimos dois anos. Também baixou de 5% para 2% o ISS para congressos, feiras e shows.

Além disso, acrescenta o prefeito, a cidade inaugurou a rede de lojas de artesanato #CuritibaSuaLinda, lançou o Rosto da Cidade, programa de revitalização e preservação do Centro Histórico em parceria com a iniciativa privada, e ampliou a Linha Turismo, que ganhou ainda um cartão de transporte personalizado.

Subsídio

De acordo com Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, as informações da pesquisa são fundamentais para compreender a evolução do turismo na cidade e servirá como subsídio para a condução da Política Pública Municipal de Turismo nos próximos anos.

“O levantamento permitirá definir prioridades de atuação, aprimorar os produtos, identificar os ajustes necessários à infraestrutura e orientar os investimentos”, justifica ela.

Com 5,5 milhões de visitantes, Curitiba é a cidade que mais recebe turistas no Paraná e o terceiro destino brasileiro de turismo de negócios entre os estrangeiros, atrás apenas de São Paulo e Rio.

A pesquisa contou com 3.170 entrevistas, realizadas por uma empresa especializada, aplicadas nos principais pontos de saída da capital (Aeroporto Afonso Pena, rodoviária, BR-116, BR-277 e BR-376) e em alguns atrativos turísticos da cidade (Jardim Botânico, Ópera da Arame, Museu Oscar Niemeyer, Torre Panorâmica, Parque Tanguá e Feira do Largo da Ordem).

O levantamento foi feito em três etapas: de 16 a 26 de julho, de 12 a 21 de outubro e de 3 a 9 de dezembro.

 

Pesquisa de Demanda Turística de Curitiba

Principal motivação da viagem

Negócio ou profissional (36,7%)

Visita de parentes e amigos (25,4%)

Lazer, passeio ou descanso (21%)

Tratamento de saúde (7,2%)

Eventos (5%)

Procedência dos turistas

São Paulo (24,6%)

Paraná (18,4%)

Santa Catarina (13,6%)

Rio de Janeiro (9,3%)

Exterior (4,8%)

Meio de transporte

Automóvel (46%)

Avião (28,3%)

Ônibus convencional (14%)

Ônibus de excursão (9,8%)

Utilitário (1,4%)

Meio de hospedagem

Hotel (48,9%)

Casa de parentes e amigos (40,3%)

Aluguel temporário (3,9%)

Albergue (3,6%)

Casa própria (2,6%)

Transporte usado na cidade

Aplicativo de transporte (30,4%)

Veículo próprio (27,5%)

Veículo de parentes/amigos (10,9%)

Ônibus público (7,6%)

Táxi (7,2%)

Despesa diária média de cada turista

R$ 274,59

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/pesquisa-mostra-que-turismo-de-lazer-dobrou-em-curitiba/52413.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …