Profissionais da Saúde e da Habitação participam de qualificação de prevenção ao suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realizou uma qualificação sobre prevenção ao suicídio para profissionais que trabalham nos serviços de Atenção Básica e técnicos da Secretaria de Habitação (Semhab). O evento aconteceu nesta quinta-feira (5), no auditório da Estação das Artes, anexo da Estação Cabo Branco.

O objetivo da atividade é capacitar os profissionais para identificar e acolher usuários com sinais de depressão nos territórios. “Essa é uma questão multidisciplinar e intersetorial, é um debate que não deve ser monopolizado por apenas um tipo de profissional. Quando falamos de suicídio, estamos falando de um fenômeno social”, afirmou Adalberto Fulgêncio, secretário municipal de Saúde.

A qualificação foi ministrada pelo médico de Saúde da Família e Comunidade, André Sassi, que destacou a importância da interdisciplinaridade na abordagem ao usuário e apontou, em sua apresentação, questões como pontos desencadeadores do suicídio, formas de ajudar, fatores de risco e fatores que proteção.

“Estamos qualificando os gerentes das unidades de saúde para identificarem possíveis sinais de tentativa de suicídio, como também os técnicos da Habitação, pois quando residenciais são entregues aos moradores, esses técnicos passam um ano dentro do condomínio e também podem identificar possíveis sinais entre os moradores”, explicou Ana Giovana Medeiros, secretária-adjunta de Saúde.

Para a secretária de Habitação, Socorro Gadelha, uma ação integrada possibilita uma abordagem mais efetiva à população.  “O trabalho da gestão é voltado para as pessoas e estamos trabalhando juntos nos residenciais para que as pessoas sejam acolhidas. Por isso, temos profissionais da Habitação que serão capacitados a levarem essa mensagem e contribuição aos moradores dos condomínios”, disse.

Setembro Amarelo – Durante todo o mês, serão realizadas atividades de promoção na rede municipal de saúde e outras secretarias da PMJP, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, pela valorização da vida e prevenção ao suicídio. A abertura oficial da campanha da SMS acontecerá nesta terça-feira (10), às 14h, no auditório da Estação das Artes.

A programação, ao longo do mês de setembro, contará com rodas de conversa nas Unidades de Saúde da Família (USF), além de palestras, oficinas, qualificações, dinâmicas de relaxamento, grupos operativos, sessões de cinema e outras atividades nos quatro Centros de Atenção Psicossocial.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/profissionais-da-saude-e-da-habitacao-participam-de-qualificacao-de-prevencao-ao-suicidio/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Saúde esclarece sobre meningite

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que Porto Alegre não enfrenta surto de meningite. …