Revitalização do Museu do Expedicionário é entregue – Prefeitura de Curitiba/PR

O prefeito Rafael Greca participou nesta quarta-feira (4/9) da entrega da revitalização do Museu do Expedicionário, no Alto da XV. O evento, que também homenageou empresários, juízes, desembargadores, militares e familiares e políticos integra as comemorações da Semana da Pátria em Curitiba.

“Aqui é a casa dos heróis, dos que deram a vida pela Pátria. Representa o orgulho que a cidade de Curitiba sentiu por ter colaborado no triunfo da democracia”, disse Greca.

O museu que guarda a memória da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial passou por melhorias no acervo que foi digitalizado, ganhou pintura e outras reformas. “Vamos colocar iluminação especial para valorizar mais ainda esse que é o mais importante museu brasileiro do gênero”, disse Greca.

Por mês, o Museu do Expedicionário recebe 3.500 visitantes. Ali são abrigadas 25 mil peças originais da guerra, como armas, fardas, bandeiras, medalhas e fotografias. Réplicas de aviões e carros utilizados nos combates dos pracinhas brasileiros também integram o acervo, que é o maior do país.

Atualmente, uma exposição de gibis sobre a Segunda Guerra Mundial também pode ser vista no Museu do Expedicionário.

O prefeito foi convidado para o evento pelo comandante da 5ª Região Militar, general Aléssio Oliveira da Silva. “Lembrando das palavras do nosso prefeito Rafael Greca, esse museu é um patrimônio da cidade, uma luz dos pinhais, e hoje agradecemos aos colaboradores desse espaço”, disse o general.

O vice-governador, Darci Piana, citou a valorização do museu e da cidade. “Curitiba está extraordinariamente bem-cuidada. Em breve teremos o Belvedere recuperado pelo empenho do prefeito e que será ocupado por um café do nosso Senac e pela Academia Paranaense de Letras”, destacou Piana.

Participaram do evento o comandante da 5ª Divisão do Exército, general Carlos José Russo Penteado; a presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, Rachel Madureira Regnier; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Marlene Fuverki Suguimatsu; o juiz federal Marcelo Malucelli; os deputados estaduais Subtenente Erventon e Fernando Francischini; e os vereadores Oscalino do Povo e Professor Euler.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/revitalizacao-do-museu-do-expedicionario-e-entregue/52438.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …