CAE analisa projeto que garante apoio a alunos com dislexia na educação básica — Senado Notícias

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai deliberar 20 itens na reunião de terça-feira (10). Entre eles, o PL 3.517/2019, que obriga o poder público a manter um programa de diagnóstico e tratamento de estudantes de educação básica com dislexia ou outros transtornos de aprendizagem. O projeto recebeu parecer favorável do senador Confúcio Moura (MDB-RO).

O texto é um substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 402/2008, de autoria do ex-senador Gerson Camata, aprovado pela Câmara dos Deputados. O substitutivo estabelece que o poder público deve desenvolver e manter programa de acompanhamento integral para educandos com dislexia, transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.

Além disso, a proposta determina que as escolas públicas ou privadas garantirão o cuidado e a proteção ao aluno que tenha algum desses transtornos. O aluno terá ainda o acompanhamento específico direcionado a sua dificuldade pelos seus educadores, com o apoio e orientação das áreas de saúde e assistência social e de outras políticas públicas. E os professores terão acesso à informação e formação continuada para atender essa demanda.

De acordo com o relator, a matéria é meritória, pois as dificuldades de aprendizagem são muito recorrentes na vida escolar. Do ponto de vista econômico, Confúcio não viu restrições ao projeto, porque a implantação das ações descritas se dará mediante realocação de profissionais da área e coordenação entre ações e programas já existentes.

Se for aprovado na CAE, o projeto seguirá para as Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). A reunião da comissão será às 10h, no plenário 19 da Ala Senador Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/06/cae-analisa-projeto-que-garante-apoio-a-alunos-com-dislexia-na-educacao-basica.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CDH aprova projeto que classifica visão monocular como deficiência — Senado Notícias

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, nesta quinta-feira (5), substitutivo do senador Flávio Arns …