Falta de recursos poderá paralisar pesquisas no Brasil, alerta Izalci — Senado Notícias

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) alertou nesta sexta-feira (6), em Plenário, sobre a grave situação financeira que enfrenta o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O conselho poderá paralisar as atividades a partir de outubro, por não haver dinheiro para pagar os pesquisadores e dar suporte à continuidade dos projetos de pesquisas em andamento, disse Izalci.

De acordo com o senador, a falta de dinheiro para o CNPq tem sido tratada com prioridade pelo Executivo, mas os remanejamentos de recursos comprometem seriamente o orçamento da instituição, que não consegue cumprir seus compromissos. Para ele, o governo federal precisa honrar o acordo feito na ocasião da votação do projeto de lei que autorizou a abertura de crédito suplementar de R$ 248,9 bilhões para vários programas (PLN 4/2019), além de garantir recursos ao CNPq.

— Não se faz pesquisa só com bolsa. Você tem que ter fomento, tem que ter recurso para matéria-prima, insumos, equipamentos, manutenção. Se o Brasil realmente quiser avançar, se o Brasil pretende ser um dia ser um país desenvolvido, não podemos continuar como estamos, cortando orçamento cada vez mais da ciência e da tecnologia. Não tem lógica — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/06/falta-de-recursos-podera-paralisar-pesquisas-no-brasil-alerta-izalci.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Debatedores defendem na CCJ novo modelo de cobrança eletrônica — Senado Notícias

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) debateu nesta quinta-feira (5) uma …