Formação para Primeiro Emprego garante conhecimento para adolescentes – Prefeitura de Curitiba/PR

Com olhos atentos e muita participação, mais de 400 adolescentes participaram, nesta sexta-feira (6/9), do 2º Encontro do programa Formação para o Primeiro Emprego, desenvolvido pela Fundação de Ação Social – FAS Trabalho para aumentar a empregabilidade dos alunos. 

Com o tema Indústria 4.0, o evento chamou a atenção dos jovens tratando de inovação, startups, tecnologias e economia criativa, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR).

O encontro serviu para promover a integração dos adolescentes que participam do programa e possibilitar que todos tenham acesso a conhecimentos sobre as transformações do mundo do trabalho.

Durante toda à tarde, os adolescentes assistiram a palestras com empreendedor, professor, colaborador de startup e um coach que falaram da importância da busca constante do conhecimento, criatividade e produção de ideias e o uso da tecnologia para se aprender mais. Eles viram ainda um vídeo com a madrinha do programa, a coach e jornalista Michelly Correia.

O evento foi encerrado pelo prefeito Rafael Greca, que também participou do primeiro encontro, realizado em maio, na Primeira Igreja Batista de Curitiba, com a presença de 600 adolescentes.

O prefeito ressaltou a importância de os jovens estarem bem preparados para o mercado de trabalho, que está em constante transformação.

“Quero que além do ensino regular, os curitibinhas sejam capacitados para ter emprego e um lugar no mundo. Somos do tamanho dos nossos sonhos”, disse Greca.

Oportunidade

Bruna Fernandes, 15 anos, disse ter adorado o encontro. “Está sendo um momento de muito aprendizado, nos incentivando a continuar no programa, ter sonhos e persistir no que planejamos”, disse. Bruna, que participa do programa na Regional Boa Vista, sonha em ter um emprego, mas também em aprender cada vez mais durante as oficinas.

Para o presidente da FAS, Thiago Ferro, o programa dá oportunidade para que os adolescentes se abram para o mundo e construam sua própria história de sucesso. “Vocês estão sendo preparados para um futuro brilhante. Sonhem e realizem tudo o que desejarem”, disse.

De olho no futuro

Lançado em fevereiro deste ano, o Primeiro Emprego promove oficinas em todas as regionais da cidade para 1.000 jovens. Meninos e meninas de 14 e 15 anos têm aulas de língua portuguesa, matemática básica, introdução à informática e ao mundo dos negócios, empreendedorismo, trabalho voluntário, palestras, oficinas, orientação profissional e visitas monitoradas a empresas.

Para os jovens de 16 e 17 anos há oficinas de leitura e comunicação, relações socioprofissionais, cidadania e ética, saúde e segurança do trabalho, planejamento e organização do trabalho, raciocínio lógico e análise de dados, gestão contábil e financeira e operações logísticas.

A formatura acontecerá no próximo mês de novembro.

O programa tem como parceiros do Sistema S, responsável pela contratação dos professores, Sebrae, Associação Voluntários Amigos (AVA), Instituto TeenCoach, Junior Achievement e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Presenças

O encontro teve a participação do professor Fábio Mendes, do teen couch, Fabrício Rodrigues, da psicóloga Fernanda Chaerki, gerente de Recursos Humanos da startup Tecnofit, e do empreendedor Castro Punk.

Participaram também do evento o superintendente do Trabalho, Fabiano Vilaruel, e servidores da FAS envolvidos no programa. O sistema Fiep foi representado por Tania Mara Rinaldi, gerente da unidade Sesi/Senai CIC, e por Raquel Nascimento, gerente da unidade Sesi/Senai Portão.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/formacao-para-primeiro-emprego-garante-conhecimento-para-adolescentes/52471.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …