Obras estabilizam margens do Rio Arroio Cercado – Prefeitura de Curitiba/PR

As margens do Rio Arroio Cercado, que corre ao longo da Rua Professor Zacarias Liteka, no Sítio Cercado, estão sendo recuperadas pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Os serviços começaram na manhã desta sexta-feira (6/9) e devem durar aproximadamente quatro semanas. 

A revitalização do local, que fica no trecho entre as ruas João Eloy de Souza e Cid Marcondes de Albuquerque, se estenderá para a ciclovia e a calçada, que sofreram danos causados pela erosão de uma das margens do rio.

A necessidade de substituição das estruturas que sustentam as margens do Arroio Cercado surgiu após a raiz de uma árvore de grande porte destruir parcialmente o antigo muro de contenção. Parte da parede rompida passou a interferir no curso da correnteza, que começou a atingir com força desproporcional a outra margem do rio, fragilizando a base do muro de contenção e provocando erosão.  

O trabalho que está em andamento prevê a implantação de 120 tubos de concreto de 1,5 metro no trecho de 45 metros de margem de ambos os lados do rio. Os tubos substituirão o muro, que está sendo removido por completo, e serão preenchidos com concreto e estacas.

Também está sendo feito o desassoreamento, a limpeza com retirada de entulhos e estabilização do talude do Arroio Cercado com muro de contenção. 

“Além de proporcionar o livre escoamento das águas, minimizando os riscos de enchentes, a intervenção garantirá segurança para o sistema viário local”, explicou o engenheiro Augusto Meyer, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem.

Asfalto novo

A Rua Professor Zacarias Liteka também está passando por obras de revitalização do pavimento. O trecho de 100 metros entre as ruas Cid Marcondes de Albuquerque e Irmã Maria Francisca Paolino, no bairro Sítio Cercado, está ganhando asfalto novo.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, lembrou que as ações de pavimentação estão se estendendo pelo bairro e irão beneficiar moradores e comerciantes.

“Ruas como a Sant’Ana do Itararé, a José Manuel Voluz, a Cidade de Ouro, a Coronel Victor Agner Kendrick e a José Segismundo Vendramini estão próximas de serem requalificadas e trarão mais segurança e conforto a todos que trefegam por elas”, disse Rodrigues.

“A parceria com o governo estadual, que nos concedeu financiamento por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, também possibilita que levemos asfaltos novo para ruas importantes para o Sítio Cercado, como a Guaçuí, Tujucas do Sul, Izaac Ferreira da Cruz, Rancho Alegre e Pioneiros”, completou o secretário.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/obras-estabilizam-margens-do-rio-arroio-cercado/52462.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Procon inicia ciclo de ações em defesa do consumidor idoso

O mês de setembro será marcado por um ciclo de ações do Procon Porto Alegre …