Boa Vista celebra os 197 anos de independência do Brasil – Prefeitura de Curitiba/PR

Curitibinhas de escolas municipais e moradores dos doze bairros que formam a Regional Boa Vista participaram na tarde desta sexta-feira (6/9) do ato cívico, na Rua da Cidadania, em comemoração à Semana da Pátria. Cerca de 300 pessoas, entre adultos e crianças prestigiaram o evento, uma aula aberta sobre a história do Brasil e dos festejos pelos 197 anos de independência do País.

 “Já ficou a Pátria livre, agora vamos viver pelo Brasil. Viver pelo Brasil é fazer o bem, e quando nós fazemos o bem o bem reverbera ao infinito”, disse o prefeito Rafael Greca, ao saudar os participantes.

Ao som da Banda Lyra, a Guarda Municipal fez o hasteamento das bandeiras de Curitiba, Paraná e do Brasil. Os estudantes encantaram os presentes com a apresentação da canção Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

Coral

A música foi interpretada por um coral de 200 vozes, formado por estudantes das escolas municipais Duílio Calderari, Julia Amaral Di Lenna, José Wanderley Dias, Raul Gelbeck, CEI Augusto Cesar Sandino e Tanira Regina Schmidt .

“O Brasil é o rosto de esperança que eu vejo em vocês, que me ilumina, me emociona e que enche o meu coração de prefeito de alegria”, disse Greca.

“Orgulho de vocês, das nossas crianças, dos nossos curitibinhas e da nossa amada cidade”, completou o prefeito.

Depois de participarem de atividades lúdicas animadas pelo personagem Curitibinha (o ator Douglas Perez), crianças e adultos assistiram a peça teatral da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) que narrou a história da Independência do Brasil.

Independência

A encenação retrata o momento em que a esposa de Dom Pedro, Maria Leopoldina, escreve uma carta, aconselhada por José Bonifácio.

Na carta, ela narra as ordens vindas de Lisboa para que o príncipe voltasse para Portugal, o que faria o Brasil retornar ao status de colônia. E recomenda que o marido proclame a independência do País. O ponto alto da apresentação aconteceu quando o soldado da Polícia Militar, Elder Aurélio de Andrade Purkotte, caracterizado como Dom Pedro I, entrou no centro de esportes montado num cavalo branco para o brado de histórico: “Independência ou morte”.

Para o estudante da Escola Municipal Professora Tanira Regina Schmidt, no Abranches, Erick Goros Preto, 9 anos, ter participado do evento serviu para reforçar o que ele já havia aprendido em sala de aula. “O Brasil deixou de ser uma colônia e se tornou livre de Portugal”, contou Erick.

As estudantes da Escola Municipal CEI José Wanderlei Dias, Hanna Sene e Luísa Cordeiro, 9 anos, capricharam durante a apresentação musical. “Aquarela é uma música que fala das belezas do nosso país. É bela como o Brasil”, disse Hanna. Para Luísa, cantar bonito na cerimonia foi como ter oferecido um presente aos brasileiros. “Eu sonho que as pessoas só vejam coisas bonitas do Brasil na televisão e que queiram vir conhecer e cuidar do meu país”, disse a estudante.

Além dos curitibinhas participaram do ato cívico moradores dos bairros Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui.

“Foi um evento festivo, de homenagens e muita alegria. É uma característica das comunidades que formam a regional”, disse a administradora do Boa Vista, Janaina Lopes Gerh.

O encerramento das atividades da Semana da Pátria acontecerá neste sábado, 7 de setembro, às 9h, com o tradicional desfile na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

Feira

Ao fim do evento, o prefeito Rafael Greca visitou a Feira Regional do Boa Vista. Desde agosto, atendendo à solicitação feita por moradores durante a reunião Prefeitura nos Bairros, a feira ganhou um segundo dia de funcionamento. Agora os artesão do bairro tem espaço para a comercialização dos produtos às quartas e sextas-feiras.

Presenças

Estiveram presentes ao ato cívico a secretária municipal da Educação,  Maria Silvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o secretário de  Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o presidente da Cohab, Jose Lupion Neto e o vereador Oscalino do Povo.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/boa-vista-celebra-os-197-anos-de-independencia-do-brasil/52464.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Melhorias na rede impactam abastecimento em 41 bairros na terça

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou para terça-feira, 10, as seguintes melhorias …