Centro de Atendimento ao Turista vira polo de cultura aos domingos

A Ciranda do Sol do Mestre Manoel Baixinho, do bairro dos Novais, é a atração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), neste domingo (8), às 19h, no Largo da Gameleira, orla da Praia de Tambaú. A atividade cultural desenvolvida na orla de João Pessoa é uma parceria da Secretaria de Turismo (Setur) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para transformar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) num ponto de concentração dos visitantes durante sua passagem pela cidade.

De acordo com o secretário-adjunto da Setur, Graco Terceiro Neto Parente, a equipe do CAT, junto com a Funjope, construiu um calendário com diversas atrações que vão se apresentar durante todo o mês de setembro. A proposta da parceria é desenvolver e potencializar o Centro de Atendimento ao Turista, de forma a transformá-lo num equipamento voltado não só para emitir as informações turísticas necessárias, mas que se torne uma referência pelo turista que visita João Pessoa.

“Nosso intuito é que através dessas atrações culturais, possamos consolidar ainda mais esse centro de atendimento, para que passe a ser uma referência pelo turista que visita João Pessoa e por muitas vezes passa por lá de forma muito rápida, apenas para obter informações sobre a cidade”, define Graco.

Segundo ele, o propósito dos organizadores é que o equipamento se torne um ponto de concentração turística junto com alguns outros projetos que virão. “Na verdade, estamos fazendo um teste e torcendo que seja um sucesso”, afirma o gestor.

Ciranda – O nome do grupo Ciranda do Sol do Mestre Manoel Baixinho surgiu inspirado na forma de como os brincantes ensaiavam a ciranda à beira-mar. “Na época, brincávamos muito na praia de Tambaú até o sol raiar. Por isso ficou o nome de Ciranda do Sol”, explicou o mestre Manoel Baixinho.

O grupo possui cerca de 40 integrantes cadastrados. Nas apresentações, costuma tocar canções do cancioneiro popular, do próprio Mestre Manoel Baixinho, a exemplo do Sou Cirandeiro, Oh, meu Jesus,  Estava na Praia, Chegou Meu Navio Lá no Porto, e outras do mestre João Grande, um líder do grupo já falecido.

Programação do mês de setembro 2019

Polo: Cultural Popular – Centro de Atendimento ao Turista

Local – Largo da Gameleira – Praia de Tambaú

 

 

DATA

 

HORARIO

 

ATVIDADE/ATRAÇÃO

 

CLASSIFICAÇÃO

 

DESCRIÇÃO

 

08/09 19:30H CIRANDA DO MESTRE MANOEL BAIXINHO

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
15/09 19:30H  

GRUPO EITA DE PROJEÇOES FOLCLORICAS

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
22/09 19:30H  

GRUPO REAPRENDENDO A VIVER

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular
29/09 19:30H  

COCO DE RODA ATALAIA DE FORTE VELHO

 

Livre

Aberto ao Público

Cultura Popular

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/centro-de-atendimento-ao-turista-vira-polo-de-cultura-aos-domingos/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …