Curitibinhas criam espaço de amamentação em Unidade de Saúde – Prefeitura de Curitiba/PR

As crianças do Pré II do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Solitude, no Cajuru, estão ensinando aos adultos da comunidade a importância do aleitamento materno. Com apoio dos profissionais do CMEI, eles criaram um espaço do Mama Nenê na Unidade de Saúde Solitude. 

A ideia surgiu no conselho-mirim da turminha, depois que a criançada passou um tempo acompanhando a mãe do Samuel, 5 anos, Graziele Cristina de Quadros, 29 anos. Graziele levava a Sarah, agora com 10 meses, para ser amamentada no cantinho do Mama Nenê do próprio CMEI.

Outras duas mães engravidaram, aumentando ainda mais o interesse dos pequenos sobre a futura rotina dos irmãozinhos. Entre elas, a alimentação. 

As professoras dos 32 curitibinhas, Thais Thomaz e Maria Cleonice Martins, estimularam a curiosidade com conversas com as famílias. As mães passaram tardes com as crianças, tirando dúvidas. 

Entre as atividades, Graziele, que é técnica em Enfermagem, fez uma espécie de oficina em que ensinou aos meninos e meninas como os bebês são amamentados. “Ela trouxe ursinhos, mamadeiras, leite”, contou Samuel. 

“Na Unidade de Saúde vão muitas gestantes para o pré-natal e é importante que saibam que vão ter um lugar para se sentirem acolhidas. O que as crianças fizeram é muito importante. Aprenderam muito e estão ensinando”, diz Graziele.

Com toda essa informação, a turma chegou à conclusão que devia haver mais um Espaço Mama Nenê além do CMEI e descobriram que na Unidade de Saúde ainda não tinha um espaço como esse. 

Espaço aconchegante

“Veio a ideia de ceder a nossa poltrona para a unidade de saúde. Então preparamos com carinho todos os itens para deixar o espaço para as mães e os bebês bem aconchegante”, conta Thais. 

O novo local foi inaugurado no final de agosto e fica no Espaço Saúde da Unidade de Saúde Solitude. Ganhou um tapete, no qual professora escreveu palavras que as crianças falaram relacionadas à amamentação. Eles também fizeram uma almofada bordada com desenhos deles. 

“Foi bonito. As mamães gostaram”, disse a pequena Alice, 5 anos. 

A chefe da Unidade de Saúde, Christiane Cherpinski, destaca que a iniciativa reforça a relação entre Educação e Saúde. “O espaço ficou bem caprichado e está à disposição de qualquer mãe que queira utilizá-lo. Toda ação em favor da amamentação merece ser evidenciada e espero que, em breve, haja fila!”

Programa Mama Nenê 

O Programa Mama Nenê é uma parceria entre as secretarias municipais da Educação e da Saúde para a promoção e continuidade ao aleitamento materno até os 2 anos de idade da criança, conforme o preconizado pela Organização Mundial da Saúde.

Pelo programa, as mães têm nos CMEIs e Centros de Educação Integral um local reservado para amamentar os filhos ou retirar o leite. Além dos espaços físicos e da orientação às famílias sobre a importância do aleitamento, o Mama Nenê oferta ações formativas para todos os profissionais envolvidos com o cuidado e atendimento às crianças.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitibinhas-criam-espaco-de-amamentacao-em-unidade-de-saude/52451.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Boa Vista celebra os 197 anos de independência do Brasil – Prefeitura de Curitiba/PR

Curitibinhas de escolas municipais e moradores dos doze bairros que formam a Regional Boa Vista …