Curitibinhas treinam para medalhas no Campeonato Paranaense de Ginástica – Prefeitura de Curitiba/PR

A seleção feminina de desempenho de ginástica artística de Curitiba está num ritmo intenso de treinos. Em outubro, 14 atletas, do Polo Portão, competirão no Campeonato Paranaense de Ginástica – Copa de Estreantes, em Telêmaco Borba, interior do Paraná.

De segunda a sexta-feira, as curitibinhas de 7 a 14 anos treinam intensamente na sala de ginástica do Portão. Elas competirão nos quatro aparelhos: barras, salto, solo e trave.

“Vamos para disputar e não apenas competir. A meta é conquistar medalhas”, avisa Andrea Flexa, coordenadora do Polo de Ginástica do Portão e treinadora da equipe junto com Jhonnie de Lima.

As ginastas curitibinhas têm resultados importantes. Em maio deste ano a seleção curitibana conquistou os três primeiros lugares no Campeonato Paranaense de Duplas de Solo, nível “C”, e também a 4.ª e 6.ª colocações.

Na competição participaram 76 atletas de várias cidades do Paraná. No nível “B”, com a participação geral de 16 atletas, Curitiba conquistou o 2.° lugar.

Todas as atletas são formadas na escolinha de ginástica do Polo Portão. Atualmente 120 crianças e jovens têm contato com esta modalidade esportiva. A ginástica integra o programa Escola + Programa = 10, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

“Os talentos que vão surgindo são selecionados para a equipe de desempenho e algumas são encaminhadas para o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná, onde seguem carreira no esporte”, disse Andrea.

A escolinha atende crianças a partir de 5 anos, com aulas duas vezes por semana. Quando surgem vagas (no momento as turmas estão lotadas) são feitos testes de aptidão e de avaliação. Quem faltar mais de duas vezes seguidas sem justificativa perde a vaga.

Júlia Filla começou na ginastica com 5 anos. Hoje, aos 13, integra a seleção curitibana. Entre as conquistas, o que ela mais comemora é o controle emocional que o esporte trouxe para a vida.

“Aprendi muitas coisas, principalmente a controlar minha ansiedade nas competições e isso é importante para as provas que faço na escola. Aprendi que ganhar e perder faz parte da vida sempre”, disse a atleta.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitibinhas-treinam-para-medalhas-no-campeonato-paranaense-de-ginastica/52461.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Equipes fazem manutenção em 154 pontos de iluminação nesta sexta

Tendo a transparência como meta da gestão, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) segue …