Inaugurada há um ano, USF São Rafael facilita acesso dos moradores da região aos serviços de saúde

“Essa Unidade de Saúde da Família foi uma benção para a gente aqui na comunidade. Sempre que me sinto mal ou tenho alguma tontura, corro logo pra cá. Só quem precisa desse atendimento é que sabe o quanto ela é importante pra nós”. As palavras são do aposentado José da Silva Bezerra sobre a Unidade de Saúde da Família São Rafael, no bairro do Castelo Branco. Inaugurada há um ano, a USF foi construída pela atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e tem capacidade para atender duas mil pessoas.

Inserida no Programa Gerente Saúde, criado para qualificar os atendimentos na Atenção Básica e aproximar ainda mais a gestão dos usuários da rede, a USF São Rafael foi construída na Rua das Casas Novas, no bairro Jardim Castelo Branco. Aguardada há mais de 20 anos e fruto de demandas do Orçamento Participativo (OP) em gestões anteriores, somente em agosto de 2018 os moradores da região viram atendido o pleito e passaram a contar com uma USF.

Morador da comunidade há oito anos, José Bezerra complementa os benefícios que a unidade de saúde trouxe para a região. “Antes, a gente tinha que ir lá em cima no Castelo Branco ou lá no bairro da Torre. Agora, a gente faz tudo aqui. Venho aferir minha pressão quase todo dia, além de tomar as vacinas, consulta no dentista e pegar os remédios que o médico passa. Foi a melhor coisa que fizeram pela gente. E o atendimento é excelente. A gente é mesmo que uma família”, afirmou.

A unidade conta com sala de curativos, observação e nebulização, além de consultórios médicos, odontológicos e farmácia. São ofertados atendimentos médico, de enfermagem, de odontologia, além dos serviços como aferição de PA, glicemia, curativos e exames citológicos. O usuário conta também com orientação nutricional, atividades físicas, atendimento de psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, além de um espaço para escuta qualificada.

Também moradora da comunidade São Rafael, a técnica de enfermagem da USF, Lucicleide dos Anjos Guedes, também ressaltou a humanização no atendimento. “Como eu também sou moradora da comunidade, conheço todo paciente que vem aqui. A gente acabou virando uma família mesmo. A gente tem muito que agradecer a Prefeitura porque foi uma espera de mais de 20 anos. O espaço é excelente, com uma estrutura muito boa e uma equipe também muita unida. Nossa espera foi grande, mas valeu demais a pena”, disse.

 

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/inaugurada-ha-um-ano-usf-sao-rafael-facilita-acesso-dos-moradores-da-regiao-aos-servicos-de-saude/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Revitalização de praça em Ipanema começa nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira, 9, as melhorias na praça Dr. Paulino de Vargas Vares, na rua …