Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira estimula conhecimento e criatividade – Prefeitura de Curitiba/PR

Tecnologia, aprendizado e cultura andam lado a lado no Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira, no Pilarzinho. Localizado junto à Escola Municipal Herlei Mehl, o espaço promove oficinas de aprendizagem criativa para os estudantes e para a comunidade, colocando à disposição computadores com acesso à internet, empréstimo de livros, espaço maker e uma impressora 3D.

Desde cedo, as crianças que frequentam o espaço desenvolvem noções de computação, robótica, literatura, biologia e outras áreas do conhecimento, graças aos projetos práticos que são realizados no Farol, integrados à proposta pedagógica da escola.

Professora da escola há anos, Jislaine Antunes dos Santos, que agora atua como professora de prática de inovação no Farol,  revela que esse contato com a ciência desperta o interesse dos alunos no conhecimento.

“Aqui eles colocam em prática o que eles aprendem na sala de aula, assim eles conseguem ver o resultado da teoria. Isso aumenta o interesse na ciência”, comenta a professora Jislaine.

A prática leva à perfeição

Um dos projetos desenvolvidos pelas crianças foi a criação de uma “barreira física” entre as plantas do jardim da escola e formigas cortadeiras que estavam atrapalhando o desenvolvimento das plantas. A engenheira agrônoma Sheila Leão, de 33 anos, participou do projeto e ressalta o papel das crianças.

“Eles pensaram em tudo, nós apenas ajudamos com algumas dicas. No final, encontraram a solução no sal de cozinha. Colocamos ele ao redor das plantas e descobrimos que as formigas não conseguiam ultrapassar essa barreira”, explica.

A engenheira conta que seus dois filhos frequentam o Farol, e releva a importância do espaço na educação prática.

“Eles são estimulados a botar a mão na massa, como um meio de atingir seus objetivos. É um estímulo à criatividade”, conclui a engenheira Sheila.

Educação prática e moderna

A diretora da Escola Municipal Herlei Mehl, Karine Lara Braun explica que a escola já incorporou o espaço no seu programa de ensino. “Alguns professores já dão as aulas com os equipamentos do Farol em mente. O aprendizado em programação e em robótica, por exemplo, é discutido em algumas aulas de matemática”, comenta.

Nas quintas-feiras, o espaço maker é aberto à comunidade, que têm acesso a todas as ferramentas, mediante cadastro. Para usar os computadores ou a impressora 3D, é necessário agendar um horário através do telefone (41) 3336-6864, do e-mail fsmbandeira@sme.curitiba.gov.br ou pessoalmente na rua Saturnino Arruda dos Santos, número 80.

           

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/farol-do-saber-e-inovacao-manuel-bandeira-estimula-conhecimento-e-criatividade/52498.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Moradias Faxinal ganha ponto de troca de resíduos reciclados por hortifrútis – Prefeitura de Curitiba/PR

A população que vive no Moradias Faxinal, no Santa Cândida reivindicou e foi atendida. A …