Menos crianças estão se matriculando na educação básica, alerta Styvenson — Senado Notícias

O senador Styvenson Valetim (Podemos-RN) manifestou-se, nesta segunda-feira (9), em Plenário, sobre os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) que indicam redução na taxa de matrículas de crianças na educação básica em escolas públicas e privadas em 2018, em comparação a 2014, em especial nas de seu estado, o Rio Grande do Norte.

Segundo o parlamentar, a redução do número de crianças nas escolas num prazo de cinco anos supera 1,3 milhão. Em sua opinião, um dos motivos que afastam os jovens das escolas públicas é o fato de serem pouco atrativas. Afora a falta de investimentos, raras são as que oferecem infraestrutura adequada, como quadras de esportes, bibliotecas e laboratórios para pesquisas que ajudam no aprendizado. Defende, portanto, mais fomento para a educação.

— Um dos nossos maiores desafios é aumentar o índice de aprendizado para, assim, diminuir a tão grande desigualdade que há neste país. O nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Urbano] é baixíssimo, 0,77. O do Rio Grande Norte — 0,68 — está em 16º lugar no país; o da Noruega é 0,94. Eu não quero comparar países; eu quero que meu país melhore, e é através da educação, do Índice de Desenvolvimento Humano — defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/09/menos-criancas-estao-se-matriculando-na-educacao-basica-alerta-styvenson.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senado lança 3º volume de Escritoras do Brasil na Feira de Porto Alegre — Senado Notícias

“Quanto mais ignorante é um povo tanto mais fácil é a um governo absoluto exercer …