Menos crianças estão se matriculando na educação básica, alerta Styvenson — Senado Notícias

O senador Styvenson Valetim (Podemos-RN) manifestou-se, nesta segunda-feira (9), em Plenário, sobre os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) que indicam redução na taxa de matrículas de crianças na educação básica em escolas públicas e privadas em 2018, em comparação a 2014, em especial nas de seu estado, o Rio Grande do Norte.

Segundo o parlamentar, a redução do número de crianças nas escolas num prazo de cinco anos supera 1,3 milhão. Em sua opinião, um dos motivos que afastam os jovens das escolas públicas é o fato de serem pouco atrativas. Afora a falta de investimentos, raras são as que oferecem infraestrutura adequada, como quadras de esportes, bibliotecas e laboratórios para pesquisas que ajudam no aprendizado. Defende, portanto, mais fomento para a educação.

— Um dos nossos maiores desafios é aumentar o índice de aprendizado para, assim, diminuir a tão grande desigualdade que há neste país. O nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Urbano] é baixíssimo, 0,77. O do Rio Grande Norte — 0,68 — está em 16º lugar no país; o da Noruega é 0,94. Eu não quero comparar países; eu quero que meu país melhore, e é através da educação, do Índice de Desenvolvimento Humano — defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/09/menos-criancas-estao-se-matriculando-na-educacao-basica-alerta-styvenson.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Está no ar o site comemorativo dos 200 anos do Senado — Senado Notícias

O Senado lançou um site comemorativo pelos seus 200 anos de criação. A página está …