Moradias Faxinal ganha ponto de troca de resíduos reciclados por hortifrútis – Prefeitura de Curitiba/PR

A população que vive no Moradias Faxinal, no Santa Cândida reivindicou e foi atendida. A Prefeitura implantou na última semana, um novo ponto de troca de resíduos recicláveis por hortifrútis, pelo programa Câmbio Verde. A cada 15 dias, os caminhões do programa ficarão estacionados no final da Rua Paulo Macarini, em frente ao CMEI Jardim Alegre para que a comunidade troque lixo reciclável por alimentos.

A solicitação havia sido feita pelos moradores durante o encontro Prefeitura nos Bairros, realizado no fim de julho, no salão paroquial da Igreja Santa Cândida. Entre os requerentes estava Sebastião Prado, o Gasolina, como é conhecido no bairro, que fez questão de acompanhar na última sexta-feira (6/9), o primeiro dia de troca no novo ponto.

 “O programa é ótimo e a gente precisava muito dele para incentivar as pessoas a cuidarem do lixo e deixar de jogar nas ruas, mantendo o bairro limpo”, disse Gasolina.

Para dar o exemplo aos vizinhos recolheu garrafas, sacolas, latas e outros matérias, muitos ele retirados das ruas, para levar ao novo ponto do programa. Saiu de lá com laranjas, cenouras, bananas e repolhos que servirão vão reforçar os cardápios da família. “É maravilhoso trazer lixo e voltar com alimentos de qualidade”, diz Gasolina.

O casal Rosicle Batista e Francisco Carlos Batista trocou 23 quilos de materiais reciclados por hortifrútis.

 “Trouxemos lixo e voltaremos para casa com os ingredientes para uma sopa saudável e saborosa” comemorou Rosicle.

O Marido, que trabalha coletando materiais reciclados ficou empolgado com o programa. “Para nós, que já atuamos retirando o lixo das ruas será excelente. A cada 15 dias termos da dispensa garantida”, disse Batista.

Frutas e verduras

Mais de 600 quilos foram trocados no primeiro dia de funcionamento do novo ponto que é o 103º do Câmbio Verde implantado na cidade. O programa atende a população que recebe até 3,5 salários mínimos e consiste na troca do lixo reciclável por alimentos. Cada quatro quilos de lixo vale um quilo de frutas e verduras. Óleos vegetal e animal também podem ser trocados: cada dois litros de óleo valem um quilo de alimento.

Ao todo, são atendidas, em média, 5 mil pessoas por mês e coletadas 290 toneladas de recicláveis. A quantidade de alimentos chega a 80 toneladas mensais.

Educação ambiental

Ao longo da semana, a comunidade foi visitada por agentes da Regional Boa Vista e técnicos da gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para atividades sobre a separação correta dos resíduos recicláveis. Outro importante trabalho de conscientização foi desenvolvido pela equipe do CMEI Jardim Alegre, que desenvolveu atividades para que as crianças agissem como multiplicadoras em suas casas.

“Somos um ponto de referência paras as famílias como espaço de educação por isso precisamos pensar neste processo acontecendo também dos portões para fora”, disse a diretora Fernanda Sene Queiroz. As 185 crianças atendidas na unidade marcaram presença no primeiro dia de atividades do programa no bairro e trocaram lixo por frutas que renderam a salada de fruta e o suco de laranja da merenda do dia.

Nos próximos dias, as crianças participarão de uma panfletagem nas ruas do bairro, orientando os moradores sobre a próxima data de troca, em 19 de setembro. O material para orientar as pessoas será criado pelos meninos e meninas, nas atividades do CMEI.  

Além de incentivar a separação de resíduos e a destinação correta dos recicláveis, o Câmbio Verde tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação dos curitibanos beneficiados

Onde encontrar

Para conferir os endereços e horários, além dos demais pontos em outras datas, basta acessar o calendário no site da Prefeitura.

Os caminhões voltam, em geral, a cada 15 dias. A periodicidade pode mudar em feriados. Em caso de dúvidas, também é possível consultar a Central 156.

Confira qui o calendário do programa.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/moradias-faxinal-ganha-ponto-de-troca-de-residuos-reciclados-por-hortifrutis/52497.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Seizo Watanabe, 94 anos, ensina japonês para maiores de 60 – Prefeitura de Curitiba/PR

Aprender uma língua estrangeira depois dos 60 anos é opção para quem frequenta o Centro …