Moradores comemoram chegada do asfalto na Rua Paulino Franco de Carvalho – Prefeitura de Curitiba/PR

Moradores da Rua Paulino Franco de Carvalho, no Santa Cândida, começaram a semana com bons motivos para comemorar. A Prefeitura começou a trocar o saibro por asfalto, obra que vai acabar com a poeira e a lama que incomodam a comunidade.

Serão em 230 metros de asfalto, da esquina da Rua Jair do Nascimento César até o final da via. As obras foram vistoriadas nesta segunda-feira (9/9) pelo prefeito Rafael Greca.

Ao ser recebido pela comunidade, Greca explicou a complexidade das obras em vias que precisam receber toda a infraestrutura de drenagem antes da camada asfáltica.

“Uma rua de asfalto sobre o saibro começa do zero. Vamos assentar a galeria que vai colher a água da chuva, fazer os bueiros, respeitando as redes de água e esgoto que já existem no local, fazer a base e depois colocar o asfalto definitivo”, explicou o prefeito.

A obra integra o programa de pavimentação de ruas de saibro cuja previsão é asfaltar, até o fim de 2020, 100 quilômetros de vias.

“Curitiba tem 247 quilômetros de ruas com revestimento primário e nós imaginamos fazer 100 km nesta parte do programa. Mais pudermos mais faremos, é meu sonho entregar para Curitiba toda a malha viária asfaltada”, disse o prefeito.

Alegria dos moradores

Os primeiros metros de intervenção na rua aconteceram em frente à residência número 30, da dona de casa Marina Carmem Miranda, moradora do bairro há mais de 50 anos. A cratera aberta em frente ao portão para colocação dos tubos para o esgoto e o entra e sai das máquinas trouxeram alegria à moradora, em vez de incômodo.

“Aguardei por anos para ver essa bagunça em frente de casa. Não é transtorno e sim a certeza de que o sonho começou a ser tornar real”, afirmou Marina.

Ela já nem lembra o número de solicitações e para quantos prefeitos reivindicou a obra. “Enfim, poderei deixar abertas as janelas da casa e entender as roupas limpas no varal sem ser prejudicada pela poeira”, comemora.

Outra moradora antiga do bairro que festejou o início da obra foi Wanda Dolci Ferreira. Os filhos e netos têm problemas de respiração causados pela poeira. “Muitos passaram por aqui prometendo e nós já havíamos desistido. É uma alegria ver a movimentação e os trabalhos acontecendo para deixar a rua com asfalto”, diz Wanda.

Autonomia

Para Hilário Naldoni, que sofreu paralisia infantil e precisa de cadeira de rodas para se locomover, a obra representa mais que limpeza.

“Finalmente vou poder circular pela rua sem precisar ser ajudado para vencer os buracos. Para mim é autonomia e qualidade de vida”, conta Naldoni.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, acompanhou a vistoria e falou sobre o andamento das obras em outras duas vias da Regional Boa Vista que estão incluídas no programa. A Rua Vera Lúcia Vieira Bartenick, também no Santa Cândida, e a Rua Coronel Domingos Soares (Bairro Alto).

“A pavimentação da Rua Vera Lúcia Vieira Bartenick, numa extensão de 97 metros, já foi concluída, e as obras na Coronel Domingos Soares estão prestes a começar”, disse Rodriques.

Ao lado da administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gerh, o secretário destacou outras melhorias na malha viária da regional. Um novo lote, em processo de licitação, prevê mais 470 metros de pavimentação em quatro ruas da regional que terão o saibro substituídos por asfalto. Serão pavimentadas as ruas Victório Gabardo, Luciano Guimarães Gracia, Rio Araguari e Dozolina Slompo Lazarotto.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/moradores-comemoram-chegada-do-asfalto-na-rua-paulino-franco-de-carvalho/52508.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Prefeito sanciona a lei que atualiza o IPTU nesta terça-feira

O prefeito Nelson Marchezan Júnior sanciona nesta terça-feira, 10, a lei que institui a nova …