Moradores comemoram chegada do asfalto na Rua Paulino Franco de Carvalho – Prefeitura de Curitiba/PR

Moradores da Rua Paulino Franco de Carvalho, no Santa Cândida, começaram a semana com bons motivos para comemorar. A Prefeitura começou a trocar o saibro por asfalto, obra que vai acabar com a poeira e a lama que incomodam a comunidade.

Serão em 230 metros de asfalto, da esquina da Rua Jair do Nascimento César até o final da via. As obras foram vistoriadas nesta segunda-feira (9/9) pelo prefeito Rafael Greca.

Ao ser recebido pela comunidade, Greca explicou a complexidade das obras em vias que precisam receber toda a infraestrutura de drenagem antes da camada asfáltica.

“Uma rua de asfalto sobre o saibro começa do zero. Vamos assentar a galeria que vai colher a água da chuva, fazer os bueiros, respeitando as redes de água e esgoto que já existem no local, fazer a base e depois colocar o asfalto definitivo”, explicou o prefeito.

A obra integra o programa de pavimentação de ruas de saibro cuja previsão é asfaltar, até o fim de 2020, 100 quilômetros de vias.

“Curitiba tem 247 quilômetros de ruas com revestimento primário e nós imaginamos fazer 100 km nesta parte do programa. Mais pudermos mais faremos, é meu sonho entregar para Curitiba toda a malha viária asfaltada”, disse o prefeito.

Alegria dos moradores

Os primeiros metros de intervenção na rua aconteceram em frente à residência número 30, da dona de casa Marina Carmem Miranda, moradora do bairro há mais de 50 anos. A cratera aberta em frente ao portão para colocação dos tubos para o esgoto e o entra e sai das máquinas trouxeram alegria à moradora, em vez de incômodo.

“Aguardei por anos para ver essa bagunça em frente de casa. Não é transtorno e sim a certeza de que o sonho começou a ser tornar real”, afirmou Marina.

Ela já nem lembra o número de solicitações e para quantos prefeitos reivindicou a obra. “Enfim, poderei deixar abertas as janelas da casa e entender as roupas limpas no varal sem ser prejudicada pela poeira”, comemora.

Outra moradora antiga do bairro que festejou o início da obra foi Wanda Dolci Ferreira. Os filhos e netos têm problemas de respiração causados pela poeira. “Muitos passaram por aqui prometendo e nós já havíamos desistido. É uma alegria ver a movimentação e os trabalhos acontecendo para deixar a rua com asfalto”, diz Wanda.

Autonomia

Para Hilário Naldoni, que sofreu paralisia infantil e precisa de cadeira de rodas para se locomover, a obra representa mais que limpeza.

“Finalmente vou poder circular pela rua sem precisar ser ajudado para vencer os buracos. Para mim é autonomia e qualidade de vida”, conta Naldoni.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, acompanhou a vistoria e falou sobre o andamento das obras em outras duas vias da Regional Boa Vista que estão incluídas no programa. A Rua Vera Lúcia Vieira Bartenick, também no Santa Cândida, e a Rua Coronel Domingos Soares (Bairro Alto).

“A pavimentação da Rua Vera Lúcia Vieira Bartenick, numa extensão de 97 metros, já foi concluída, e as obras na Coronel Domingos Soares estão prestes a começar”, disse Rodriques.

Ao lado da administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gerh, o secretário destacou outras melhorias na malha viária da regional. Um novo lote, em processo de licitação, prevê mais 470 metros de pavimentação em quatro ruas da regional que terão o saibro substituídos por asfalto. Serão pavimentadas as ruas Victório Gabardo, Luciano Guimarães Gracia, Rio Araguari e Dozolina Slompo Lazarotto.

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/moradores-comemoram-chegada-do-asfalto-na-rua-paulino-franco-de-carvalho/52508.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …