Seizo Watanabe, 94 anos, ensina japonês para maiores de 60 – Prefeitura de Curitiba/PR

Aprender uma língua estrangeira depois dos 60 anos é opção para quem frequenta o Centro de Atendimento ao Idoso (Cati), da Praça Ouvidor Pardinho, no bairro Rebouças. São cinco línguas: japonês, italiano, francês, inglês e espanhol.

As aulas de línguas fazem parte da grade de atividades ofertadas para estimular o corpo e a mente. No Cati tem ainda ioga, meditação, lian gong, dança, artesanato e tai chi chuan, que movimentam o espaço de segunda a sexta-feira.  

Atualmente, são atendidos mais de 200 idosos, moradores dos bairros da Regional Matriz. A maioria foi encaminhada por recomendação médica ou pela FAS.

“São pessoas que já se aposentaram, criaram filhos e buscam novos desafios ou uma atividade para espantar a solidão”, diz Rosane de Carvalho Contin, técnica de referência do Cati.

Os professores

Aos 94 anos, Seizo Watanabe frequenta duas vezes por semana as aulas de japonês como professor voluntário. Ele é o mais velho dos 13 voluntários do Cati. O professor tem duas turmas, uma de japonês avançado e outra de iniciante.

As aulas de inglês como o professor Carlos Guinller são as mais disputadas e animadas. Com um método que mistura música, fatos históricos e culturais, Guinller ajuda a ativar a memória dos alunos.

“Com a música consigo trabalhar o vocabulário e procuro contextualizar o período, abordando política, cultura e outros elementos que ajudam os alunos a relembrarem épocas passadas”, fala o professor.

Para as amigas Sara Basi e Nilsa Vicari, as aulas são muito mais que um novo universo linguístico. “Aqui aprendemos a respirar, a ouvir e a relembrar a vida”, disse Sara.

No italiano, aluna vira professora

A atual professora de italiano, Darcy Paula Bitencourt, já foi aluna no Cati. Além da Ouvidor Pardinho, ela também ensina a língua voluntariamente para alunos de escolas do município de Colombo.

Darcy ainda aproveita o Cati como aluna de inglês. “Não gosto de ficar em casa, ocupo meu tempo com coisas que gosto de fazer e ensinar e aprender são algumas delas”, disse.

 

Serviço: Centro de Atividades para Idosos

Endereço: Praça Ouvidor Pardinho, entre as ruas 24 de Maio e Nunes Machado – Rebouças

Telefone: 3321 2701

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/seizo-watanabe-94-anos-ensina-japones-para-maiores-de-60/52482.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …