Senado abre exposição em homenagem ao Amapá nesta terça-feira — Senado Notícias

O Senado abre nesta terça-feira (10), às 11h, a exposição “Amapá – Onde os Hemisférios se Encontram”. Dividida em três partes, a mostra reunirá trabalhos de 26 artistas do estado, imagens que retratam a cultura negra da região e diversos tipos de artesanato. Realizada pela Presidência do Senado, a exposição lembra a criação do antigo território do Amapá em 13 de setembro de 1943.

Os materiais poderão ser vistos pelo público até o dia 13 deste mês no Senado Galeria e no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, das 9h às 18h. A primeira parte, uma mostra coletiva, apresentará obras com elementos voltados ao estudo do homem e à natureza, além de apresentar personagens e histórias representativos do cotidiano Tucuju (etnia indígena que habitava a margem esquerda do Rio Amazonas, onde está situada a cidade de Macapá, capital do Amapá).

Já a segunda exposição mostrará ao público trabalhos com a essência da religiosidade e das tradições existentes nos quilombos. De acordo com a curadoria, as obras de arte, produzidas por artistas negros da região, contribuem para o reconhecimento da população negra amapaense. A mostra tem o nome de Museu Histórico do Negro.

A terceira parte da mostra trará diversos trabalhos em artesanato, como louça de barro, bonecas negras de garrafas e colares indígenas.

Homenagens

Na quarta-feira (11), às 8h30, haverá, na Residência Oficial do Senado, o plantio da árvore bacaba (espécie de palmeira típica do estado). Logo depois, a partir das 10h, o Plenário do Senado realizará uma sessão especial para homenagear a data. Na ocasião, haverá degustação de produtos típicos do estado e a presença do Marabaixo, manifestação folclórica do Amapá.

No Restaurante dos Senadores, na próxima quinta-feira (12), a partir das 12h30, também haverá um menu temático em homenagem ao estado. O prato principal será caldeirada de peixe com camarão tucupi, e a sobremesa será bavaroise de graviola.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/09/senado-abre-exposicao-em-homenagem-ao-amapa-nesta-terca-feira.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Menos crianças estão se matriculando na educação básica, alerta Styvenson — Senado Notícias

O senador Styvenson Valetim (Podemos-RN) manifestou-se, nesta segunda-feira (9), em Plenário, sobre os dados divulgados …