Setembro Amarelo tem concerto da Camerata e jardim de balões – Prefeitura de Curitiba/PR

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio tem programação especial com palestra, apresentações musicais e distribuição de mil balões amarelos. A Camerata Antiqua em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) faz nesta terça-feira (10/9), a partir das 9h30, uma série de atividades com o intuito de prevenir e orientar sobre o tema.

O evento começa na Praça Santos Andrade, com os voluntários do Centro de Valorização da Vida e um jardim com mil balões amarelos, remetendo ao Setembro Amarelo, em frente as escadarias da UFPR. A Banda Lyra Curitibana fará a caminhada com os participantes e voluntários do CVV até a Capela Santa Maria, local em que acontece a palestra com a psicóloga Claudiane Araújo.

Concerto da Camerata

O concerto da Camerata Antiqua acontece às 10h30, na Capela Santa Maria, com regência da maestrina Mara Campos. A apresentação faz parte do programa Música pela Vida, que neste ano passou a celebrar importantes datas do calendário da saúde reforçando sua preocupação com o lado social e acessível.

“Esses concertos representam um avanço significativo no diálogo com a sociedade”, destaca Marino Galvão Jr, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), órgão responsável pela administração do grupo. “Quando ficamos restritos à sala de concerto deixamos de atender uma importante parcela da sociedade.”

Outras celebrações foram feitas neste mesmo modelo. O Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e o Dia Nacional de Combate ao Fumo na administração regional da CIC.

A próxima data dr destaque é o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, com concerto social no Hospital Santa Casa de Curitiba.

Valorização da Vida

Segundo as Organização Mundial da Saúde, o Brasil registra 32 casos de suicídios por dia e nove em cada dez poderiam ser evitados. Há 4 anos, o CVV vem espalhando os balões amarelos como forma de alerta e conscientização da prevenção ao suicídio.

“O suicídio é um problema social grave”, comentou Antônio Carlos Vilela, diretor de comunicação do Centro. “A informação é o melhor meio de diminuir os casos. Se fingirmos que o problema não existe, perdemos o controle sobre ele, o desconhecimento faz com que aumente o problema.”

O primeiro passo para quem sente que está com problemas emocionais é buscar ajuda profissional e apoio. Para dar esse subsídio, o CVV tem o número 188, gratuito para qualquer região, com voluntários para atender e dar todas as informações necessárias.

 

Serviço: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Data: terça-feira (10/9)

Programação:

9h30 às 10h – Banda Lyra se apresenta na Praça Santos Andrade e caminha até a Capela Santa Maria.

10h às 10h30 – palestra com a psicóloga Claudiane Araújo

10h30 às 11h – Concerto Camerata Antiqua de Curitiba com a participação do Nosso Canto.

Local: Praça Santos Andrade (Rua XV de Novembro, 2765)

Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)

As ações são gratuitas

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/setembro-amarelo-tem-concerto-da-camerata-e-jardim-de-baloes/52499.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …