CAE aprova divulgação de valor unitário de bens ou serviços pagos por órgão público — Senado Notícias

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (10) um projeto de lei que determina a publicação eletrônica dos valores unitários de cada bem ou serviço adquirido pelos entes públicos. O PLS 247/2015 segue agora para votação em Plenário.

O projeto altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 2000). Atualmente a lei já obriga a publicação eletrônica de algumas informações referentes à aquisição de bens e serviços: o número do processo correspondente, a pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e o procedimento licitatório realizado. O texto, de autoria do senador Reguffe (sem partido-DF), pretende detalhar ainda mais essa transparência.

“O cidadão poderá consultar e saber quanto custou cada medicamento adquirido pelo poder público, por exemplo, possibilitando que a população compare quanto ela está pagando pelo remédio diretamente na farmácia e quanto o governo, que compra em grande quantidade, está pagando por estes medicamentos”, escreve o senador em sua justificativa para a proposta.

Relator da proposta na CAE, Plínio Valério (PSDB-AM) recomendou a aprovação, com ajustes de redação. O senador afirma que a medida é mais um passo no aprimoramento da transparência da administração pública.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/09/10/cae-aprova-divulgacao-de-valor-unitario-de-bens-ou-servicos-pagos-por-orgao-publico.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Teto de gastos do Orçamento deverá ser cumprido em 2020, avalia IFI — Senado Notícias

Ainda é baixo o risco de descumprimento do teto de gastos para 2020, apesar do …