Confira a pauta de julgamento da sessão plenária desta terça-feira (10) — Tribunal Superior Eleitoral

Constam da pauta da sessão plenária jurisdicional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (10), a partir das 19h, para continuidade de julgamento, dois recursos especiais. O primeiro foi apresentado por Rosinha Garotinho e Francisco de Oliveira, ex-prefeita e ex-vice-prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), contra a cassação de seus mandatos. No outro, o Ministério Público Eleitoral (MPE) acusa ambos de conduta vedada em período eleitoral. O julgamento dos processos será retomado com o voto-vista do ministro Carlos Horbach, que, na sessão extraordinária de 10 de abril deste ano, solicitou vista dos autos para melhor exame da matéria.

No recurso de Rosinha e Francisco, os dois pedem que o TSE reverta a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que cassou os seus mandatos e os tornou inelegíveis por oito anos por prática de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação na campanha eleitoral de 2012. A Corte Regional entendeu que os abusos cometidos foram confirmados pelo desvirtuamento da propaganda institucional do município, veiculada no site da Prefeitura.

Já no outro recurso, o MPE acusa Rosinha Garotinho e Francisco de Oliveira de praticarem conduta vedada na campanha eleitoral, caracterizada, no caso, pela contratação, em julho de 2012, de 1.166 funcionários temporários para a Prefeitura da cidade.

Também na sessão desta terça, os ministros devem analisar a Prestação de Contas do candidato à Presidência da República em 2014 Rui Costa Pimenta referente ao pleito daquele ano.

Ao vivo

A sessão de julgamento pode ser assistida, ao vivo, a partir das 19h, pelo canal oficial da Justiça Eleitoral no YouTube. Os vídeos com a íntegra de todos os julgamentos ficam disponíveis na página para consulta logo após o encerramento da sessão.

Confira a relação completa dos processos da sessão de julgamento desta terça-feira (10). A pauta está sujeita a alterações.

Acompanhe também as decisões da Corte Eleitoral no Twitter.

EM, RC/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Setembro/confira-a-pauta-de-julgamento-da-sessao-plenaria-desta-terca-feira-10.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Você já baixou o aplicativo e-Título? — Tribunal Superior Eleitoral

Se você ainda não baixou o seu e-Título, saiba que para fazer o download do …