Confira a pauta de julgamento da sessão plenária desta terça-feira (10) — Tribunal Superior Eleitoral

Constam da pauta da sessão plenária jurisdicional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (10), a partir das 19h, para continuidade de julgamento, dois recursos especiais. O primeiro foi apresentado por Rosinha Garotinho e Francisco de Oliveira, ex-prefeita e ex-vice-prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), contra a cassação de seus mandatos. No outro, o Ministério Público Eleitoral (MPE) acusa ambos de conduta vedada em período eleitoral. O julgamento dos processos será retomado com o voto-vista do ministro Carlos Horbach, que, na sessão extraordinária de 10 de abril deste ano, solicitou vista dos autos para melhor exame da matéria.

No recurso de Rosinha e Francisco, os dois pedem que o TSE reverta a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que cassou os seus mandatos e os tornou inelegíveis por oito anos por prática de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação na campanha eleitoral de 2012. A Corte Regional entendeu que os abusos cometidos foram confirmados pelo desvirtuamento da propaganda institucional do município, veiculada no site da Prefeitura.

Já no outro recurso, o MPE acusa Rosinha Garotinho e Francisco de Oliveira de praticarem conduta vedada na campanha eleitoral, caracterizada, no caso, pela contratação, em julho de 2012, de 1.166 funcionários temporários para a Prefeitura da cidade.

Também na sessão desta terça, os ministros devem analisar a Prestação de Contas do candidato à Presidência da República em 2014 Rui Costa Pimenta referente ao pleito daquele ano.

Ao vivo

A sessão de julgamento pode ser assistida, ao vivo, a partir das 19h, pelo canal oficial da Justiça Eleitoral no YouTube. Os vídeos com a íntegra de todos os julgamentos ficam disponíveis na página para consulta logo após o encerramento da sessão.

Confira a relação completa dos processos da sessão de julgamento desta terça-feira (10). A pauta está sujeita a alterações.

Acompanhe também as decisões da Corte Eleitoral no Twitter.

EM, RC/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Setembro/confira-a-pauta-de-julgamento-da-sessao-plenaria-desta-terca-feira-10.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Conexão Eleitoral

Vídeo Conexão Eleitoral Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/videos/conexao-eleitoral-1567792401868. ​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são …