Curitiba mostra vocação para negócios inovadores em evento nacional – Prefeitura de Curitiba/PR

Iniciativas da Prefeitura e do Vale do Pinhão que tornaram Curitiba um ambiente ainda mais favorável a negócios foram destaque, nesta segunda-feira (9/9), no primeiro dia do Viasoft Connect. O evento nacional sobre soluções inovadoras para empresas continua, nesta terça-feira (10/9), no Teatro Positivo. 

Tanto na abertura do Viasoft Connect como em sua palestra sobre Cidades Inteligentes, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, ressaltou que a capital paranaense busca atrair novas empresas para se desenvolver economicamente e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade de vida dos habitantes.

“O prefeito Rafael Greca aposta em uma gestão inovadora capaz de responder às necessidades nos âmbitos de atração de empresas inovadoras, mobilidade, planejamento urbano, governança, meio ambiente, segurança, educação e saúde. A inovação só vale quando se torna um processo social”, justificou Cris. 

Dentro da visão de cidade inteligente adotada por Curitiba, foi criado o Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema para levar a inovação e o crescimento sustentável para toda a cidade. Entre as iniciativas já implantadas, estão a programação da Agência Curitiba para capacitar e promover conexões entre empreendedores e a rede de inovação da cidade; a abertura dos Faróis do Saber e Inovação; o lançamento de aplicativos para aproximar Prefeitura e cidadãos; e a inauguração dos primeiros coworkings públicos do país.

O Centro de Agricultura Urbana, que será inaugurado até o fim do ano, também foi destaque da apreentação de Cris. “Uma cidade inteligente também se preocupa com a sustentabilidade e em resgatar a boa alimentação para a população”, observou ela. 

O Curitiba Tecnoparque, programa de fomento municipal, oferece desconto de 5% para 2% no ISS a empresas que investem em tecnologia e inovação na capital.

Como resultado, no primeiro trimestre de 2019, a arrecadação de Imposto sobre Serviço (ISS) cresceu 20%. As empresas do Tecnoparque juntas faturam R$ 4,1 bilhões e geram 8,1 mil empregos diretos na capital.

Além disso, a presidente da Agência Curitiba frisou que a capital começa a dar um salto ainda maior como smart city com a nova Lei de Inovação, sancionada por Greca em novembro de 2018.

Reality show

A primeira edição Viasoft Connect oferece uma programação com mais de 100 horas de conteúdo. São cerca de 60 palestrantes focados na discussão de sete trilhas do conhecimento norteadoras dos debates: agronegócio, gestão de negócios e times, tecnologia, empreendedorismo, inteligência comercial e varejo, marketing e relacionamento, indústria e logística.

“Quando se quer fazer inovação é preciso dar as mãos e fazer de forma compartilhada”, afirmou o empresário Itamir Viola, presidente da empresa que organiza a Viasoft Connect. 

O evento recebe no seu último dia o Rocket Startup, primeiro reality show sobre inovação e empreendedorismo com produção e promoção da RPC. O programa está sendo realizado em três etapas: inscrições (já encerradas), talks e webepisódios e a final será transmitida ao vivo direto do Viasoft Connect, na terça-feira (10/9). 

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-mostra-vocacao-para-negocios-inovadores-em-evento-nacional/52505.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Prefeito recebe comitiva dos padres oblatos de São José – Prefeitura de Curitiba/PR

  O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta segunda-feira (9/9), uma comitiva dos padres oblatos de …